Nas áreas agrícolas da Região Sul há muito trabalho sendo realizado. No Rio Grande do Sul, os produtores priorizaram a colheita da soja, mas as colheitadeiras estão nos campos de arroz e milho primeira safra. Em Santa Catarina e no Paraná, as lavouras de milho primeira safra estão na reta final de colheita. Já, o milho segunda safra está em desenvolvimento no estado paranaense à espera de mais chuva para reverter o déficit hídrico em algumas localidades.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, as condições para tempestades. Hoje (02/04), áreas de instabilidade associadas à formação de uma nova frente fria voltarão a provocar chuva forte no Rio Grande do Sul. No sul gaúcho, há perigo de tempestades (temporais com chuva volumosa). Ao longo do dia, a chuva avançará pelo estado, atingindo áreas mais centrais. Em Porto Alegre, a previsão é de chuva forte à tarde. À noite, a frente fria já estará formada e se deslocará pela região, com alerta para temporais em todo o restante do estado gaúcho. Em Santa Catarina e no Paraná, o dia começa com muita nebulosidade, com o sol aparecendo entre nuvens. Entre a tarde e a noite, a chuva aumenta, com destaque para a faixa oeste de Santa Catarina e do Paraná, onde há alerta para temporais. Para o restante das regiões, a previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Observe o mapa abaixo:

Legenda/ Fonte: Climatempo: Na área em roxo do mapa, no sul do estado, risco de tempestades (temporais com chuva volumosa). Para as áreas em vermelho, que abrangem boa parte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, o alerta é para temporais intensos. Já nas áreas em amarelo, a previsão é de chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia.
Previsão do tempo para os próximos dias nos três estados da Região Sul
Na quinta-feira (03/04), as instabilidades continuarão presentes na faixa centro-norte do Rio Grande do Sul. O destaque fica para a Região Metropolitana de Porto Alegre, serra, norte e região das Missões, onde há previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, com possibilidade de temporais pontuais. Na faixa oeste, na Campanha, na região central, nos vales e no sul, o sol volta a aparecer, mas as temperaturas permanece baixa devido ao avanço da massa de ar polar.
Ao longo do dia, a frente fria avança pelos estados de Santa Catarina e do Paraná aumentando a chance de chuva forte. A quinta-feira já começa instável e chuvosa nos municípios do norte gaúcho e em todo o estado catarinense e paranaense. À tarde, a chance de temporais aumenta com possibilidade de granizo. Florianópolis e Curitiba terão chuva forte.
Na sexta-feira (04/04), a frente fria avança pelo Sudeste e a chuva diminui na Região Sul. Ainda pode chover fraco em Santa Catarina e há previsão de pancadas de chuva em todo o Paraná, com alertas em Curitiba. No Rio Grande do Sul não chove e as temperaturas despencam. O ar frio chega à noite em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, com previsão de mínima invertida em alguns municípios.
No sábado (05/04), o ar frio avança e o dia começa gelado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no centro-sul do Paraná. Tem possibilidade de geada nos pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense. No norte e leste paranaense, ainda pode chover em pontos isolados por conta da circulação de ventos. O dia em Curitiba será nublado, chuvoso e frio.
Ar frio polar: onde há risco de geada?
Associado a passagem da frente fria, uma massa de ar polar promete provocar queda de temperatura. Algumas cidades podem registrar as menores temperaturas mínimas do ano até agora e novos recordes poderão ser observados nos próximos dias. No sábado, 5 de Abril, a madrugada promete ser bem fria com risco de geada em algumas localidades. Veja no mapa abaixo:
