Clima favorável pode turbinar safra de cevada em 40% no Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Paraná, a cultura da cevada voltou a ganhar espaço. A área projetada para esta safra, que começou a ser semeada, é de 94,6 mil hectares, a maior dedicada à cultura na história do Estado, que detém o posto de maior produtor nacional. O aumento é de 18% quando comparado aos 80,5 mil hectares em 2024, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral).

Em Guarapuava, a área será de 36,9 mil hectares, ainda aquém da semeada em um passado recente, mas 25% superior aos 29,6 mil hectares colhidos no ano passado. Mesmo com um ganho de área mais expressivo, a região paranaense deve plantar uma área menor que a dos Campos Gerais, representada especialmente pelo regional de Ponta Grossa, com uma área de 38 mil hectares dedicados ao cereal.

Foto: colheita da cevada – Cooperativa Capal

Clima pode favorecer produção

Ainda de acordo com o Deral, a produção estadual pode ser até 40% maior, caso as condições de clima permitam, superando as 296,1 mil toneladas produzidas em 2024 e chegando a 413,8 mil toneladas. Em 2024 a seca reduziu as produtividades, especialmente na região dos Campos Gerais, limitando a oferta. A confirmação de uma produção maior e de boa qualidade é essencial para a diminuição da necessidade de importação de cevada.

Neste começo de ano houve recorde de compra de cevada importada pelas maltarias paranaenses, que adquiriram praticamente 200 mil toneladas no primeiro trimestre para manter o Paraná como o maior produtor de malte do País.

Previsão do tempo para os próximos dias no Paraná

Na quinta-feira (24/04), o tempo fica instável no Paraná. Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens com condições para temporais em todas as regiões, incluindo o litoral no período da tarde. Há risco para chuva mais forte no sudoeste, oeste e noroeste paranaense, seguidos por fortes ventos, raios, granizo e com potencial para gerarem acumulados mais expressivos. Não são descartados eventuais temporais ou formação de eventos mais severos de chuva, aumentando o risco para transtornos.

Na Grande Curitiba, o período da manhã já pode apresentar a ocorrência de chuviscos/chuva fraca em alguns pontos da cidade. No decorrer da tarde e noite, as instabilidades ganham força e se espalham pela região, condicionando a ocorrência de pancadas de chuva forte, seguidas por raios e fortes rajadas de vento.

Na sexta-feira (25/04), as instabilidades continuam sobre o estado ao longo do dia. O risco para chuva forte e até mesmo eventuais temporais segue elevado na região, sobretudo em áreas do interior paranaense. 

No sábado (26/04), o tempo segue instável e pode chover de maneira isolada em alguns pontos do interior do Paraná, mas já não são esperados episódios de chuva mais forte. Em boa parte da região, o céu permanece parcialmente encoberto e as temperaturas voltam a se elevar gradativamente no decorrer do dia.