Semana de 24 a 30/11: A intensificação do clima quente e seco impulsiona o plantio e os tratos culturais no Centro-Sul, enquanto as chuvas mais fortes se concentram no Norte e Nordeste, influenciando culturas como café, soja, milho, cana e trigo em importantes regiões produtoras.
Pela meteorologista Dayane Figueiredo
CAFÉ
A semana começa com o tempo bastante instável sobre as áreas produtoras de café desde o Paraná, passando por grande parte do sudeste até áreas mais ao sul da Bahia. Especialmente nesta segunda-feira estão previstas chuvas mais generalizadas e com volumes moderados entre o norte do Paraná, interior de São Paulo e grande parte de Minas Gerais. Os volumes devem ser ainda maiores e podem até mesmo provocar transtornos sobre o Espírito Santo e entre o Sul e oeste da Bahia. Na terça-feira as instabilidades diminuem sobre o centro-sul do Brasil e uma frente fria no oceano, na altura da costa entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, vai organizar as instabilidades mais intensas sobre a metade norte do Brasil, por isso são esperadas chuvas persistentes e volumosas em áreas entre o Espírito Santo, norte Mineiro e Bahia. Essa condição vai persistir no restante da semana e os volumes de precipitação serão bastante elevados nestas áreas. Enquanto isso, no centro-sul do Brasil o tempo seco vai predominar na maior parte da semana e o calor vai se intensificar durante as tardes com máximas que vão ultrapassar os 30°C e em algumas localidades entre o norte de São Paulo, triângulo mineiro e Cerrado as máximas podem se aproximar dos 35 °C.
SOJA
Nesta semana o avanço rápido de uma frente fria pelo litoral do Brasil vai voltar a formar um corredor de umidade e concentrar as chuvas mais fortes sobre a metade norte do Brasil. A partir da terça-feira as chuvas mais volumosas vão acontecer sobre o norte de Minas Gerais, Bahia, norte de Goiás e de Mato Grosso, Tocantins, sul do Piauí e do Maranhã e grande parte do interior da região Norte. Essas chuvas podem até mesmo provocar transtornos regionalizados, devido ao volume expressivo, mas serão importantes para a elevação dos níveis de umidade no solo. Enquanto isso, o centro-sul do Brasil vai ter predomínio do tempo seco e temperaturas em elevação até o final de semana. O tempo seco vai favorecer as atividades e campo e os tratos culturais nas lavouras.
MILHO
Nesta semana o avanço rápido de uma frente fria pelo litoral do Brasil vai voltar a formar um corredor de umidade e concentrar as chuvas sobre a metade norte do Brasil. A partir da terça-feira as chuvas mais volumosas vão acontecer sobre o norte de Minas Gerais, Bahia, norte de Goiás e de Mato Grosso, Tocantins, sul do Piauí e do Maranhã e grande parte do interior da região Norte, enquanto o centro-sul do Brasil vai ter predomínio do tempo seco e temperaturas em elevação até o final de semana. O tempo seco vai favorecer as atividades e campo e os tratos culturais nas lavouras de milho primeira safra.
CANA DE AÇÚCAR
Nesta segunda-feira ainda estão previstos episódios de chuva sobre áreas de cana de açúcar, especialmente do interior de São Paulo e de Minas Gerais. A partir da terça-feira uma frente fria no Oceano na altura do litoral do Espírito Santo e da Bahia, vai organizar as instabilidades sobre a metade norte do Brasil, enquanto o centro-sul do Brasil vai ter predomínio do tempo seco e temperaturas em elevação até o final de semana. Muitas localidades entre o norte do Paraná, oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e interior do Centro-Oeste devem registrar temperaturas máximas próximas ou até superiores a 35 °C.
TRIGO
A colheita do trigo está na reta final. No Rio Grande do Sul ainda faltam algumas lavouras para serem colhidas e nesta semana o tempo seco será bastante favorável. Além do tempo seco as temperaturas ficarão mais elevadas o que vai favorecer a redução da umidade para os grãos.
Acompanhe nossas previsões especializadas e tome decisões mais seguras para sua lavoura. Fale com nossos especialistas!