Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Semana com chuva volumosa em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil

03/10/2016 às 11:03
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Análise das condições do tempo na última semana: Chuva se concentrou no centro-norte do Brasil.

 

* O avanço de uma frente fria pelo mar e a circulação de ventos nos baixos e altos níveis da atmosfera favoreceram a formação de muitas áreas de instabilidade sobre o centro-norte do Brasil. Inclusive no Tocantins, a chuva aconteceu com frequência e caiu forte em algumas localidades. No Nordeste, as áreas mais beneficiadas pela chuva foram as da Bahia e do interior do Maranhão e do Piauí. No Sudeste, ocorreram temporais isolados em Minas Gerais e, nesse primeiro fim de semana de outubro, choveu de forma significativa por algumas áreas do Espírito Santo, que estavam há meses sofrendo com a forte estiagem.

 

* Já no Sul do Brasil, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, não houve registro de chuvas significativas na semana passada e estas áreas ainda tiveram influência de ventos frios polares que deixaram alguns dias com temperaturas baixas para os padrões desta época do ano.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 26 de setembro e 02 de outubro.

 

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com chuva volumosa em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

 

* Esta semana será marcada pela formação de muitas áreas de instabilidade no Brasil. A maior concentração da instabilidade será entre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. Esta segunda-feira (03) teve o retorno da chuva em SP  e no sul de Mato Grosso do Sul. A partir de terça-feira (04), muita chuva é prevista para os demais Estados da Região Sudeste e também Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e o norte de Mato Grosso do Sul.

 

* Entre domingo (02) e segunda-feira (03), choveu de forma significativa no sul e no leste da Bahia. A partir de quinta-feira (06), a chuva volta a aumentar nestas áreas. Há risco de chuva forte e volumosa, principalmente no sul do Estado.

 

* No Sul do Brasil, as chuvas mais frequentes são esperadas para as áreas próximas da costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

 Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 04 e 08 de outubro.

 

* No período entre 09 e 13 de outubro, a chuva ainda será volumosa no sul da Bahia.

 

 

 Figura 3 Previsão de chuva acumulada entre os dias 09 e 13 de outubro.

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email