Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Chuva beneficia pastagens no Sudeste

10/10/2016 às 10:23
por Angela Ruiz

Oferecimento

A presença de áreas de instabilidade sobre a região central e norte do Brasil manterá a atmosfera instável nesta segunda-feira. Com isso, pancadas de chuvas poderão ser observadas em diversas localidades do Centro-Oeste, do Sudeste e do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Os volumes não serão altos, mas suficientes para permitir que ocorra um mínimo de umidade suficiente para dar condições ao desenvolvimento das lavouras de soja que vem sendo semeadas.  A tendência é de que nas próximas duas semanas as chuvas caíam de forma irregular sobre toda a região central e norte do Brasil, o que poderá levar a suspensão do plantio da soja, como já vem ocorrendo em muitas propriedades, comenta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

 

 

Culturas do café, cana de açúcar, laranja e pastagens serão beneficiadas com as chuvas o que melhora o desenvolvimento das lavouras, já que os níveis de umidade solo em boa parte do Sudeste estão baixos. Vale ressaltar, que a chuva desta semana será de fraca intensidade e há necessidade de mais chuvas ao longo do mês de outubro para que as condições se mantenham favoráveis no campo.

 

Na região Sul, ao longo desta semana o alerta é para temporais com bons volumes o que possibilita a elevação dos níveis de umidade do solo e garante melhores condições ao desenvolvimento de todas as culturas e até mesmo a retomada dos trabalhos dentro do campo, já que alguns produtores suspenderam o plantio do arroz, milho e soja por conta do baixo índice hídrico do solo.

 

Ainda haverá a necessidade de que sojicultores das regiões Centro-Oeste, do Sudeste, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará e Bahia tenham muita cautela para prosseguir com seus plantios, uma vez que as chuvas previstas para essas próximas semanas serão bastante irregulares.

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email