Colheita do milho avança nas áreas produtoras

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta terça-feira (21), muitas áreas de instabilidade são observadas sobre a região central e norte do Brasil. Ao longo do dia, a instabilidade ganha força e há previsão de pancadas de chuva em grande parte das regiões Sudeste, Centro-oeste, no Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.

 

 

A chuva apesar de vir na forma de pancada mantem o solo com nível adequado de umidade o que favorece o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. E, este deverá ser o padrão da chuva ao longo dos próximos 15 dias, ou seja, quase todos os dias serão observados chuvas, porém, somente na forma de pancadas. Com isso, a tendência é que todas as lavouras e também as pastagens sejam beneficiadas o que mantem boas perspectivas de produtividade.

 

Análise de umidade do solo com até 15 dias de antecedência

 

No Sul, será mais um dia de tempo aberto e sem previsão de chuva. Na quinta-feira (23), a passagem de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, provoca pancadas de chuva sobre o Estado, podendo ocorrer também de forma isolada em Santa Catarina e na faixa leste do Paraná. Apesar do tempo mais firme e seco, as condições ao desenvolvimento das lavouras ainda se mantém favoráveis, já que os solos apresentam bons níveis de umidade. Além disso, o padrão meteorológico está permitindo o rápido avanço da colheita do arroz, soja e milho.

 

Relatório: decisão de plantio, tipo de cultura, tipo de semente e planejamento de colheita

 

A mudança só deverá ocorrer no começo da semana que vem, quando uma nova frente fria irá avançar sobre a região Sul. Este sistema possibilita a organização da umidade vinda da Amazônia e provoca chuva mais generalizada sobre toda a região, incluindo a região sul do Mato Grosso do Sul. Com o retorno da chuva na semana que vem, as condições ao desenvolvimento das lavouras se manterão favoráveis, mas poderá, novamente, ocorrer paralisações nos trabalhos de colheita.