Depois de vários dias muito quentes, mas quase sem chuva, a passagem de uma frente fria provocou chuvas volumosas sobre o Paraná. A chuva veio e boa hora para aliviar o calor e renovar a umidade no solo para as plantações. O Paraná é um dos maiores produtores de grãos do Brasil e uma quebra ou redução acentuada de produção causa problemas no abastecimento do país.
Entre 10 horas do sábado e 10 horas do domingo, 3 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 81 mm de chuva na região de Ivaí, 50 mm em Londrina, 66 em Campo Mourão, 65 mm em Castro e 38 mm em Irati. A capital, Curitiba, também teve chuva volumosa neste período e acumulou 48 mm.
Neste domingo, a chuva foi bastante volumosa sobre o norte do Paraná. Apenas entre a madrugada e até 14 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 72 mm sobre Maringá, 75 mm em Nova Fátima e 45 mm em Cidade Gaúcha. Mas as áreas de instabilidade devem persistir até a noite provocando mais chuva.
A frente fria se afasta do Paraná nesta segunda-feira e as condições para chuva voltam a diminuir. O sol reaparece com força na terça-feira e até a pouca chuva ocorre até quinta-feira.