Durante os dias 23 e 24 de novembro, cerca de 500 grandes produtores rurais, que juntos somam 14,5 milhões de hectares estiverem reunidos com pesquisadores, professores, grandes empresas do setor e profissionais da cadeia do Agronegócio, em Campinas, no interior paulista para a 5ª edição do Top Farmers.
O tema central deste evento “Desenvolvendo Competências para o Campo” trouxe um debate de alto nível para o público presente e a participação no palco de uma boa parcela empreendedora responsável pelo PIB do agronegócio brasileiro.
Durante dois dias, especialistas se juntaram a profissionais da cadeia do Agro e trouxeram uma visão sobre o cenário político e econômico e novas tecnologias. Destaque também para a participação de mulheres a frente de palestras com temas sobre sucessão familiar, preço de grãos, liderança e sustentabilidade.
Foto: Luciene Gazeta – Campinas – SP – Evento Top Farmers
“Tivemos aqui mais de 14,5 milhões de hectares reunidos. Imagine a expressão disso para o nosso agro! É maior que muitos países da Europa. Superamos expectativas e o principal motivo se deve ao conteúdo no Top Farmers”, avalia Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta, que organiza o evento.
A crise climática associada ao protagonismo do Brasil como fornecedor de alimento para um mundo com oito bilhões de habitantes foi mencionada em diversos painéis. Ficou claro, que a intempéries do clima acarreta enorme prejuízos dentro e fora do campo. A exemplo, da cultura do café que sofreu com a seca, geada e recentemente com o granizo. O impacto do clima afetou não só o bolso do produtor, mas provocou um sobe e desce dos preços na bolsa que também reflete em toda a cadeia do agronegócio.
Apesar do clima e de mais um ano sob a influência do fenômeno La Niña, o produtor se mantém resiliente e otimista. Dados oficiais do segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), prevê mais uma vez recorde na safra brasileira de grãos com 313 milhões de toneladas.
Durante o intervalo, entre um café e outro, o que se observa nos corredores onde havia várias empresas expositoras era um tom de otimismo com as análises apresentadas na plenária principal.
“Aqui no evento a gente teve a oportunidade de conversar com alguns agricultores que já estão com a safra de soja plantada. Eu diria que é um bom começo de uma safra que tende a ser recorde. Um evento como esse nos anima a participar cada vez mais e serve como estímulo para trazer mais inovação”, afirma Cassio Greghi, diretor da divisão agro da Sumitomo Chemical, empresa que participou do evento pela primeira vez.
Foto: Angela Ruiz
Foto: Angela Ruiz
O professor Marcos Fava Neves apresentou as oportunidades e o cenário para os próximos meses para os produtores e destacou o protagonismo do agronegócio brasileiro apesar dos desafios que estão por vir do ponto de vista governamental.
A tecnologia também foi destaque, principalmente no setor de tratores. O presidente da John Deere no Brasil, Antonio Carrere, apresentou as novidades da marca e os investimentos em tecnologia de ponta para acompanhar a produtividade do campo e alavancar ainda mais o setor.
“Estamos felizes com esta edição de sucesso do Top Farmers, que fez uma leitura minuciosa das mudanças repentinas na política e na economia, seja aqui ou lá fora. O produtor e a indústria precisam de informação para seguir investindo. Tivemos uma oportunidade única. Agora, já estamos preparando a agenda do ano que vem”, afirma Danilo Bomfim, Diretor do Grupo Conecta.
Leia também: Produtividade da cana no Centro-Sul tem crescimento de 7,9%