O La Niña irá continuar no Verão 2022/23?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Verão 2022/23 se aproxima. A nova estação terá início no dia 21 de Dezembro às 18h48, horário de Brasília e se estende até o dia 20 de março de 2023 às 18h25. Será que o fenômeno La Niña irá influenciar a nova estação?  

 

Os agricultores e pecuaristas do Brasil estão preocupados com a atuação deste fenômeno e o impacto que poderá causar para a safra que está no campo recém semeada. O que está em jogo é o potencial produtivo das lavouras e o rendimento final.

 

Para se ter uma ideia, a projeção de produtividade em Mato Grosso apresentou queda de 0,85% ante o relatório passado, ficando estimada em 58,51 sc/ha. A redução no indicador foi pautada pela chuva mal distribuída no mês passado e pelo volume de precipitação aquém do observado historicamente em algumas regiões do estado, o que influenciou na diminuição da umidade do solo e no aumento do estresse das plantas.

 

Alguns municípios apresentaram ausência de chuvas em mais de 10 dias, segundo relatos em campo coletados pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (IMEA).

 

Mato Grosso do Sul finaliza semeadura da soja 

 

O Brasil, que é um importante ator no mercado internacional, contribuirá na próxima safra (2022/2023), particularmente, com a soja – crescimento previsto de 22,3% na soja em grão, 5,3% no farelo e 5,3% no óleo frente à safra anterior, o milho (12,0%), o algodão (16,7%) e o café (5,6%). O trigo, principal produto da pauta de importação do país, deve fechar a safra de inverno de 2022 com alta de 23,7% na produção frente à safra do ano passado.

 

Soja entra na reta final de plantio no Brasil

 

Foto: Getty Images 

 

La Niña e a nova safra

 

Com a produção da nova safra no campo, o produtor e pecuarista brasileiro está de olho no céu e acompanhando as informações sobre o fenômeno La Niña. De acordo com o meteorologista Vinicius Lucyrio, o La Niña deve durar pelo menos até fevereiro de 2023. Porém, já deve ir enfraquecendo ao longo de janeiro e fevereiro. Em março, o sinal já deve ser de neutralidade.

 

“É muito alta a chance de entrarmos no outono já com neutralidade. Ainda teremos efeitos do La Niña na primeira metade do verão no Sul e um pouco no Sudeste, mas não vamos sentir tanto a partir do fim de janeiro e ao longo de fevereiro”, prevê Lucyrio

 

O meteorologista acrescenta que podemos observar irregularidade das chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e o extremo norte do Brasil que continua ainda úmido.

 

WhatsApp Image 2022-12-08 at 11.38.37.

Gráfico: Previsão ENSO – Um resumo mensal do status do El Niño, La Niña e da Oscilação do Sul, ou ENSO , com base no índice NINO3.4 (120-170W, 5S-5N) 

 

Nesta quinta-feira (08/12) houve a atualização da Universidade de Columbia sobre o fenômeno La Niña. O gráfico acima mostra que o fenômeno persistirá durante os meses de verão. Só entre fevereiro e março é que devemos entrar em neutralidade climática, mas ainda com viés frio. Ou seja, as chuvas vão seguir ainda irregulares e um pouco abaixo da média no Rio Grande do Sul, enquanto que na metade norte do país os volumes devem superar a média dos próximos meses.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!