A ocorrência de chuvas no Rio Grande do Sul, de forma mais abrangente e em significativos volumes pluviométricos, melhorou o ambiente de condução das lavouras semeadas mais tardiamente. Em relação ao aspecto visual, percebe-se a coloração verde mais escura das plantas, gerando boas expectativas de produtividade.
Contudo, essas lavouras dependem também da continuidade de temperaturas amenas e da não formação de geadas para encerrarem o ciclo e manterem o potencial de produtivo. No período, os ventos fortes acompanhados de precipitações no dia 29/03 causaram danos pontuais em lavouras já afetadas.
Em Bagé, as chuvas recorrentes nas últimas semanas favoreceram as lavouras implantadas em janeiro e fevereiro que apresentam bom desenvolvimento e se encontram em estágios reprodutivos. O momento agora é torcer pela manutenção do quadro climático para manter seu potencial de produção.
Em Caxias do Sul, a produtividade estimada é de 6.781 kg/ha. A colheita prosseguiu lentamente, e os rendimentos permaneceram variáveis. A produtividade está próxima a prevista apenas em lavouras sem grandes restrições hídricas.
Foto: Getty Images
De acordo com o último levantamento semanal da EMater/Ascar-RS, em Erechim, Ijuí e Passo Fundo, a colheita permaneceu suspensa. A área colhida atinge 90%, 97% e 95% respectivamente nessas regiões. A retomada da operação acontecerá apenas após a finalização na soja.
Em Santa Maria, as lavouras da safrinha apresentam um bom desenvolvimento, favorecidas pelo período mais úmido. No entanto, em São João do Polêsine, houve o acamamento de algumas lavouras de milho em decorrência de ventos fortes. Em Santa Rosa, 5% estão em fase de desenvolvimento vegetativo; 7% em floração/pendoamento; 1% está em enchimento de grãos; e 87% da área foi colhida.
Em Soledade, a ocorrência de chuvas mais abrangentes e de volumes satisfatórios, nos últimos dez dias, amenizaram a estiagem, e as lavouras de milho retomam o crescimento e o desenvolvimento. De maneira geral, as lavouras com implantação tardia melhoraram o aspecto visual, porém não recuperam as perdas, que já estão consolidadas em função da escassez hídrica nas fases iniciais de desenvolvimento.
Tendência do clima para o Sul nos próximos dias
Uma frente fria chega ao Sul do Brasil nesta semana, de acordo com a Climatempo.
O monitoramento dos modelos de previsão estão mantendo para o segundo semestre a influência do El Niño. Veja no vídeo abaixo:
A área cultivada de milho no Rio Grande do Sul é de 810.380 hectares. A produtividade atual está estimada em 4.440 kg/ha, representando redução de 39,49% em relação à projeção inicial.
Radar Meteorológico para áreas agrícolas
O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!
Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.