Milho segunda safra apresenta bom desenvolvimento na maioria das lavouras

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Principal cultura cultivada na segunda safra, o milho tem produção total estimada no Brasil em 110,96 milhões de toneladas, de acordo com o 7º levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os trabalhos de colheita da primeira safra do cereal, quando é esperada uma produção de 23,36 milhões de toneladas, atingem 51% da área cultivada.

Segunda safra de milho

A semeadura da segunda safra está praticamente finalizada. Em Mato Grosso, a maioria das lavouras apresenta bom desenvolvimento, assim como em Minas Gerais. Em Goiás, a maior parte das lavouras estão na fase vegetativa, e as boas condições de água no solo favorecem o desenvolvimento da cultura. Porém, em Mato Grosso do Sul e no Paraná, a redução das precipitações em março provocou sintomas de estresse hídrico em diversas áreas, comprometendo o seu potencial produtivo.

Nas demais regiões produtoras, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, apesar do atraso no plantio. A estimativa para a segunda safra de milho está em 85,62 milhões de toneladas.

Foto: Getty images

Tendência do Clima

Até o final de semana as chuvas devem ficar concentradas entre o interior da Região Sul, áreas mais ao sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Já a partir do domingo (14/04), com a avanço de uma frente fria, a chuva deve se espalhar mais pelo interior do Sudeste e do Centro-Oeste. A atuação desses sistemas ao longo da semana deve provocar volumes mais expressivos de precipitação sobre o interior gaúcho, Santa Catarina, oeste do Paraná, meio oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e interior de Mato Grosso, onde as áreas mais atingidas devem receber em torno de 50 a 70 mm.

Essa chuva será importante para a recuperação de umidade no solo para as áreas produtoras especialmente do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, que estão enfrentando grande déficit de umidade e calor excessivo, mas vão dificultar o início do corte e moagem da cana de açúcar.

A chuva deve chegar de forma bem mais isolada até as áreas da Alta Mogiana paulista, Triângulo Mineiro, leste de Goiás, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Enquanto isso, não estão previstas chuvas significativas sobre o centro e norte de Minas Gerais, incluindo as áreas produtoras do Cerrado.

Temperatura

Nesta semana as temperaturas mais elevadas devem ser registradas entre Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e sobre o meio oeste da região Norte. Enquanto entre o Sul e o Sudeste as temperaturas devem ficar ligeiramente mais amenas, devido ao aumento das chuvas. A partir do dia 18/04 um novo sistema vai avançar espalhando chuvas mais significativas sobre o centro-sul do país e posteriormente o sistema vai concentrar as chuvas mais fortes e generalizadas sobre a metade norte do Brasil.

Enquanto as chuvas aumentam no centro-norte do Brasil, na metade do sul do país, uma massa de ar seco e frio vai se intensificar no decorrer da segunda quinzena de abril e deve garantir tempo mais aberto entre o interior da região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul e declínio mais acentuado das temperaturas. Especialmente na Região Sul são esperadas temperaturas bastante baixas, com mínimas abaixo de 10 °C em diversas localidades.

Leia também: Quebra na safra de soja goiana será de aproximadamente 10%

Especial AgroTalk- EMSEA: O caminho para um futuro mais verde e sustentável

Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!