Chuvas favorecem progresso do plantio do milho primeira safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O último boletim de monitoramento das condições das lavouras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra que 42,1% do milho primeira safra já foi semeado.

Em Minas Gerais, a regularização das chuvas permitiu o progresso da semeadura, mas a operação continua atrasada em relação à safra passada.

No Rio Grande do Sul, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, favorecidas pelas temperaturas adequadas e ao bom armazenamento hídrico do solo. A incidência de pragas e doenças é baixa. No Paraná, a semeadura está sendo concluída e a maioria das lavouras se desenvolve em boas condições.

Em Santa Catarina, o ritmo do plantio foi menor devido à priorização da colheita do trigo. As condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento das lavouras e a presença de pragas é inferior quando comparado às últimas safras.

Em Goiás, o plantio se concentra, principalmente, nas áreas irrigadas. Na Bahia, a semeadura está progredindo no oeste do estado e as lavouras apresentam desenvolvimento adequado.

De acordo com a meteorologista Nadiara Pereira, da Climatempo, nesta semana apesar das chuvas mais intensas se concentrarem sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, as instabilidades devem retornar ao Sul do Brasil provocando episódios mais generalizados, que devem garantir manutenção de umidade no solo para o plantio e desenvolvimento do milho primeira safra. Os maiores volumes de precipitação são esperados a partir desta quarta-feira (06/11), devido a passagem de uma frente fria.

Fonte: Getty Images