O ano de 2024 deve encerrar com uma estimativa de queda de 1,7%, do PIB do setor agropecuário. Os dados fazem parte do Boletim Macrofiscal, da Secretaria de Política Econômica, do Ministério da Fazenda.
O motivo da queda está associado as condições climáticas que afetaram diversas culturas como laranja, cana de açúcar, trigo e o café. vale lembrar que a safra de laranja também enfrenta problemas relacionados ao greening.
A cana de açúcar sofreu redução de produtividade ocasionada pelas queimadas recentes. O trigo foi impactado por seca e episódios de geada. O café por sua vez, sentiu os reflexos das chuvas irregulares e das temperaturas.
Perspectiva futura
Ainda de acordo com o relatório, o setor agropecuário deverá voltar a crescer em 2025, mitigando parcialmente a desaceleração esperada para a indústria e para os serviços. Para o PIB agropecuário, projeta-se crescimento de 6,0%. A projeção é baseada no primeiro prognóstico do IBGE para a safra de 2025, que prevê novo recorde para a produção de soja, e já considera os efeitos de uma reversão no ciclo de expansão de bovinos observado no triênio 2022-2024.