No Rio Grande do Sul, a colheita da canola foi concluída, mas a safra não foi considerada satisfatória de maneira geral. Houve grande variabilidade na produtividade entre as lavouras, principalmente em função da densidade de plantas, influenciada pelo momento da semeadura e pelo volume de precipitações durante o ciclo da cultura. Também houve excesso de chuvas em uma parte significativa da região produtora, o que contribuiu para essa variação nos resultados, de acordo com os dados do último boletim da Emater/RS-Ascar.
Em Bagé, última região a concluir a colheita, a produtividade média está estimada em 1.671 kg/ha, representando redução próximo a 5% em relação ao potencial produtivo inicialmente estimado. Destaque para os municípios de Manoel Viana, que sofreu redução de 31% dos 5 mil hectares cultivados, e Itaqui, cuja redução foi de 28%. As perdas foram atribuídas à escassez de chuvas durante o período de implantação de algumas lavouras, seguidas de excesso de precipitações nos meses de inverno e no início da primavera, coincidindo com a fase reprodutiva da cultura.
Em todo o Estado a área cultivada é de 151.785 hectares. A produtividade média está estimada em 1.656 kg/ha.
Previsão para os próximos dias
Nesta terça-feira (03/12), com o afastamento da frente fria do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina em todo o Estado, com sol entre nuvens. Na região serrana não se descarta alguma chuva mais fraca e isolada. Durante a tarde, as temperaturas permanecem amenas em todo o Estado. Rajadas de vento de até 50km/h pode ocorrer a qualquer momento na faixa leste do estado, enquanto no litoral sul os ventos podem alcançar os 70km/h. Na serra, o sol volta a aparecer entre nuvens, mas não se descarta alguma chuva fraca e isolada.
PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA – 03/12
Na quarta-feira, o tempo segue firme, com sol entre variação de nebulosidade em grande parte do Rio Grande do Sul, sem previsão de chuva. No noroeste do estado não se descarta alguma pancada de chuva mais isolada. O dia começará com temperaturas mais baixas na Campanha e na região serrana, mas à tarde os termômetros registrarão elevação, especialmente no interior do Estado.
Nas áreas de serra, o predomínio é de tempo firme, com sol aparecendo entre algumas nuvens. O dia vai amanhecer com temperaturas mais baixas, mas entram em elevação no decorrer do dia.