Milho segue em desenvolvimento no MS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Mato Grosso do Sul, a estimativa aponta que a 2ª safra de milho será 0,1% superior em comparação ao ciclo anterior (2023/2024), com uma área cultivada de 2,103 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 80,8 sacas por hectare, alinhada ao potencial produtivo observado nas últimas cinco safras do estado. Os dados são do projetoSIGA/MS, da Aprsoja/MS.

Com base nesses números, a expectativa é de uma produção total de 10,199 milhões de toneladas, o o que representa um crescimento significativo de 20,6% em relação ao ciclo anterior. A porcentagem de área plantada na 2ª safra 2024/2025, encontra-se superior em 0,7 pontos percentuais em relação à 2ª safra 2023/2024, para a data de 18 de abril.

Condições das lavouras

Todas as regiões do estado estão entre os estádios fenológicos vegetativo e reprodutivo. Nas regiões nordeste, oeste, norte, sudeste e sudoeste, as condições são predominantemente boas, variando de 84,1% a 98%. As condições regulares nessas regiões variam entre 0,0% e 8,2%, enquanto as condições ruins chegam a até 7,7%. Por outro lado, as regiões centro, sul-fronteira e sul apresentam condições abaixo do potencial das demais regiões. Nessas áreas, pode-se encontrar lavouras com até 18,5% em condições ruins. As condições regulares variam entre 12,7% e 51%, e as boas condições estão entre 32,1% e 74,0%.

Previsão do tempo para os próximos dias em Mato Grosso do Sul

No sábado (26/04), há condições para pancadas fortes de chuva no oeste, noroeste e norte de Mato Grosso do Sul. Risco alto para temporais. A condição de chuva diminui, mais a nebulosidade se faz presente no sul do estado.

No domingo (27/04), a Climatempo alerta para temporais no sudoeste e extremo sul de Mato Grosso do Sul. Já na segunda (28/04), áreas de instabilidades presentes no Paraguai, aumentam a condição de chuva novamente no começo da semana em Mato Grosso do Sul. Será um dia instável com predomínio de muita nebulosidade e pancadas a qualquer hora do dia – risco alto de temporal no noroeste e sul do estado.

Foto: Getty Images