Nesta quinta-feira, a área de baixa pressão centralizada sobre o Paraguai – reforçada pela circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera – começa a ganhar força e espalhar as instabilidades sobre a Região Sul. Ainda no período da manhã, podemos ter registros de pancadas de chuva sobre áreas do noroeste gaúcho, centro e oeste catarinense e paranaense. No decorrer do dia, as instabilidades ganham força e se espalham, o risco permanecerá elevado para chuva forte – não sendo descartado eventuais temporais – entre os três estados da região, sobretudo em Santa Catarina e no Paraná.
Destaque maior para todo o interior paranaense, que entra na região de perigo para temporais seguidos por fortes ventos, raios e com potencial para granizo. Risco para volumes elevados de chuva ao longo do dia. No Rio Grande do Sul, as pancadas devem se concentrar entre a Fronteira Oeste, Missões e Noroeste Gaúcho. Nas demais regiões, o tempo segue mais estável e sem condições para chuva significativa. Na Região Sudeste, as instabilidades voltam a ganhar força em São Paulo e parte do sul e oeste de Minas Gerais. O dia ainda amanhece sob condições de tempo mais aberto, com sol aparecendo entre nuvens.
Já entre o fim da manhã e início da tarde, as pancadas ganham força e vêm com raios e rajadas de vento. Risco elevado para episódios de chuva forte e temporais, com potencial para fortes rajadas de vento e ocorrência de granizo. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, haverá condições para pancadas isoladas de chuva no decorrer da tarde e noite, variando entre fraca a moderada intensidade.

Na Região Centro-Oeste, a atuação dessa área de baixa pressão que avança do Paraguai sobre o país deve reforçar a condição de chuva forte entre Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, com risco para temporais concentrados no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, onde o cenário também é de perigo relacionado ao potencial para transtornos. No Distrito Federal, as pancadas de chuva vêm de maneira isolada no período da tarde, não sendo descartados possíveis episódios de chuva mais fortes e com raios.
Na Região Nordeste, a circulação de umidade ainda mantém a chuva mais pesada entre o recôncavo e o litoral norte da Bahia. Atenção para chuva forte e com raios em Aracaju/SE, Recife/PE e João Pessoa/PB. Na costa norte, a aproximação da ZCIT reforça os temporais entre o litoral do Maranhão e o Rio Grande do Norte. Nas demais áreas do sertão e agreste, predomínio de tempo firme e temperaturas elevadas ao longo do dia. Destaque para o alerta de baixa umidade do ar entre o extremo norte da Bahia e o oeste de Pernambuco.
Na Região Norte, as instabilidades associadas ao calor e a umidade presentes na atmosfera devem seguir se espalhando por todos os estados, com destaque para a chuva mais expressiva que segue entre o Amazonas e Roraima. No litoral do Amapá e do Pará, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) realiza a manutenção dos temporais ao longo do dia.