A expectativa é de uma boa safra de feijão no Paraná. De forma pontual, podem ocorrer perdas nos municípios que sofreram com sol intenso e altas temperaturas durante o período de enchimento dos grãos, alerta o Departamento de Economia Rural do estado (Deral).
A colheita continua em ritmo lento, pois muitos produtores não realizaram a dessecação devido à previsão de um longo período chuvoso. Este excesso de chuvas é uma grande preocupação onde as lavouras estão em fase de maturação.
Milho
O milho de verão, que estava sofrendo com a falta de chuva, mostrou sinais de recuperação. As lavouras apresentam bom desenvolvimento, encontrando-se nas fases de formação e enchimento de grãos.
Previsão para os próximos dias
A passagem de uma frente fria pelo centro-sul favorece a manutenção da umidade do solo nas principais áreas produtoras de milho primeira safra. Maiores períodos de tempo seco são esperados sobre o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (11/12) e vão favorecer o plantio do milho primeira safra e os tratos culturais nas lavouras. As chuvas retornam para a maior parte do Sul do País entre o final da quinta e a próxima sexta-feira (13/12).