Sol e chuva favorecem o desenvolvimento do milho no campo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Sol e chuva tem favorecido a semeadura da primeira safra do milho que já ultrapassa 70% da área. Com as condições climáticas favoráveis, nas principais regiões produtoras a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera uma produção total de 119,63 milhões de toneladas, 3,4% acima da safra anterior. Apenas no primeiro ciclo do cereal, é esperada uma colheita de 22,61 milhões de toneladas.

Foto: Getty Images

Previsão do tempo para os próximo dias nas áreas produtoras de milho

A atuação de um corredor de umidade sobre a metade norte do Brasil deve concentrar as instabilidades mais intensas entre áreas do Norte do País, partes do Centro-Oeste e Sudeste. Enquanto as chuvas se concentram sobre a metade norte do Brasil os maiores períodos de tempo seco entre a região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul favorecem as atividades no campo inclusive o avanço do plantio do milho primeiro a safra especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com a redução das chuvas aos poucos as temperaturas voltam a se elevar no interior da região Sul. Porém, a trégua da chuva será curta e a partir da quarta-feira (18/12) novas instabilidades voltam a se formar próximo à região Sul e devem provocar chuvas entre o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste paranaense.

No decorrer da segunda metade da semana essa chuva se espalha mais, mas tende a ser rápida sobre o interior da região Sul. No final de semanas instabilidades mais intensas voltar avançar se concentrar sobre o interior do país e as chuvas voltam a reduzir na região Sul.