No Paraná, as chuvas expressivas das últimas semanas geraram alguns pontos de erosão, especialmente em áreas recém plantadas ou mais íngremes. A trafegabilidade também foi comprometida em algumas estradas rurais. Embora os volumes de precipitação registrados sejam bastante elevados, de forma geral promoveu uma excelente recuperação da umidade no solo e favorecendo o desenvolvimento das plantas, segundo análise do Departamento de Economia Rural (Deral).
Algumas lavouras de arroz foram submersas. Os produtores ainda não têm clareza sobre as perdas, pois as águas do rio Ivaí estão baixando. As lavouras que já estão na fase final de desenvolvimento sofrerão pouco impacto, mas as que estão no início de frutificação podem ter perdas totais.
Meteorologia prevê mais chuva nos próximos dias no Paraná
Na sexta-feira (20/12), último dia da primavera, as instabilidades avançam por todo o estado do Paraná por conta da formação de uma baixa pressão no oceano entre os litorais paranaense e paulista. A previsão é de chuva em todo o estado com até forte intensidade e acompanhada por temporais – destaque para a região oeste, que deve receber a maior quantidade de água. Os ventos também se intensificam e acontecem com até 60 km/h ao longo do dia.
No sábado (21/12), o verão começa às 06h21min pelo horário de Brasília. No Paraná, o dia começa ainda instável e com chuva, no passar das horas, a tendência é que nas regiões oeste, noroeste e sul, a chuva diminua e o tempo fique estável, enquanto segue chovendo na RMC, litoral e região norte.
No domingo (22/12), o sol aparece muitas nuvens e a chuva ainda pode acontecer em várias cidades das regiões norte, central e leste, mas é uma chuva isolada e fina, sem previsão para pancadas ou temporais.