O café segue em frutificação e apresenta boas condições de desenvolvimento, em geral. A alta umidade do solo causada pelas chuvas é muito importante neste momento. Aproveitando os bons preços, boa parte da produção da safra 2023/24 foi comercializada nas últimas semanas.
Cana
A cultura da cana-de-açúcar apresenta bom desenvolvimento, também beneficiada pelas precipitações.
Pastagens
As pastagens apresentam boa recuperação, atendendo as necessidades e oferecendo boas condições de pastejo para os animais de grande e pequeno porte. As cotações da arroba do boi vêm apresentando queda, com o aumento da oferta.
Frutas
O trabalho de colheita de goiaba, abacate, lichia, laranja e uvas seguem normalmente nos campos paranaenses, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral).
Mandioca
A colheita da mandioca está chegando ao fim, restando poucas áreas a serem colhidas. Sua produtividade está dentro da média estimada inicialmente. Já, a colheita de batata foi retomada, com bons rendimentos. Além disso, o plantio da 2ª safra foi iniciado.
Previsão para os próximos dias no Paraná
Na sexta-feira (20/12), há previsão de chuva frequente, que pode ser de forte intensidade no Paraná. Há risco de temporais pontuais em várias áreas.
No sábado (21/12), o tempo fica mais instável, favorecendo a formação de nuvens carregadas. No entanto, as chuvas serão esporádicas, isoladas e de fraca intensidade. Os maiores volumes estão previstos para o norte do Paraná, onde ocorrem pancadas de chuva, acompanhadas de raios e trovoadas.
No domingo (22/12), o sol aparece entre nuvens no Paraná. A chuva acontece de forma muito passageira e isolada.