Uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento intensas e queda de granizo foram observadas no final da tarde do primeiro dia de 2025, em São Joaquim, na serra catarinense. O fenômeno também foi observado em vários outros locais da região serrana e também em Lages.
O calor ao longo do dia e a aproximação de uma frente fria espalharam os temporais. A queda de granizo provocou estragos em várias áreas agrícolas causando prejuízo na safra de maçã 24/25 e também em hortaliças.
Kátia Fenner é produtora rural em São Joaquim, na serra de Santa Catarina e registrou em fotos e vídeo os estragos nos pés de maçã, plantação de batata e nas hortaliças em sua propriedade.
“O granizo perfurou as folhas da macieira. O gelo feriu a casca da maça que está em desenvolvimento. A aparência do fruto não é boa, ficou amassado e desuniforme para os padrões de qualidade e, isso irá impactar na venda. Estou fazendo hoje o levantamento dos estragos e vou precisar acionar o seguro’, conta Fenner.
De acordo com a produtora a chuva generalizada com granizo também provocou estragos nas plantações de batata e hortaliças.
Mais chuva para a Região produtora
Nesta quinta-feira, o deslocamento da frente fria sobre o litoral da Região Sul reforça as instabilidades e mantém o alerta para mais chuva e possibilidade de ventania, inclusive sobre as áreas de serra. Ainda de acordo com os meteorologistas da Climatempo, em Santa Catarina, os temporais ganham força e se espalham por praticamente todas as regiões, com exceção da Grande Florianópolis, que fica em atenção para chuva forte, mas sem expectativa de temporal.
Na sexta-feira (03/01), o céu permanece parcialmente encoberto durante o dia e as pancadas ocorrem na parte da tarde, com potencial para virem seguidas por raios em todo o estado catarinense. No sábado (04/01), a chuva deve se concentrar sobre áreas do leste do estado.
Estimativa de safra de maçã catarinense
O último boletim de dezembro/2024 da Epagri-Ciram mostra uma expectativa de recuperação da safra de maçã 2024/25, em relação à anterior. Crescimento de 45,5% na produção estadual.
Para a maçã Fuji, com 54,4% da produção estimada, é prevista recuperação de 54% em relação à safra anterior. Na maçã Gala, com 44% da produção estimada, há expectativa de recuperação de 38,8% em comparação ao ciclo 2023/24. Nas maçãs precoces, com 1,6% da produção estimada, é previsto aumento de 4,3% em relação à safra anterior.