As lavouras de feijão primeira safra semeadas no início do período estão em colheita. Estima-se que 15% da área total de 28.896 hectares tenha sido colhida e 18% estão maduros. A produtividade apresenta variações significativas, dependendo do sistema de cultivo adotado, sendo irrigado ou de sequeiro. Até o momento, os rendimentos alcançados estão em torno de 1.700 kg/há, mas a estimativa de produtividade média é de 1.864 kg/há, segundo a Emater/Ascar-RS.
Previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul
No sábado (04/01) e no domingo (05/11), o sol aparece entre nuvens e o tempo continua abafado. Não há previsão de chuva significativa em nenhuma das regiões, mas pode chover fraco de maneira isolada em áreas do litoral norte gaúcho.
Na segunda-feira (06/11), a tendência é de tempo firme com um pouco de nuvens no céu em todo o Rio Grande do Sul. Não há indicativo de chuva significativa em nenhuma das regiões o que reduz ainda mais a disponibilidade hídrica do solo nas áreas rasas ou sem cobertura.
Condições das lavouras
Em Ijuí, 40% da área foi colhida, e há grande variabilidade de rendimento, especialmente entre as áreas de sequeiro e as irrigadas. A produtividade média é de aproximadamente 1.500 kg/ha. Nas áreas irrigadas, a produtividade está dentro das expectativas, assim como a qualidade do grão colhido. Porém, nas áreas de sequeiro, a produtividade ficou comprometida pelo baixo volume hídrico, registrado em novembro. Nas lavouras mais afetadas, os grãos apresentam enrugamento do tegumento e coloração pálida.
Em Caxias do Sul, nos Campos de Cima da Serra, a semeadura está próxima da finalização. Nas áreas semeadas, há boa germinação e estabelecimento uniforme das lavouras. Em Pelotas, 42% das lavouras encontram-se no estágio de desenvolvimento vegetativo; 28% em florescimento; 27% em enchimento de grãos; e 3% em maturação. As condições climáticas têm sido favoráveis, e as precipitações das últimas semanas mantiveram a umidade do solo excelente. Como resultado, o desenvolvimento das plantas está ótimo, e não há registros de problemas fitossanitários. As expectativas de produtividade estão satisfatórias em função dessas condições climáticas favoráveis.
Em Santa Maria, 25% das lavouras estão em fase de maturação, e mais de 30% da área foi colhida. As lavouras estão em boas condições, e há perspectivas favoráveis para colheita. No momento, os rendimentos estão próximos de 1.800 kg/ha.
Em Soledade, a maior parte da área cultivada encontra-se na fase de maturação. A produtividade nas lavouras colhidas apresenta variações. Em algumas áreas, com tecnologia inferior, as produtividades ficaram em torno de 900 kg/ha em razão da breve estiagem ocorrida na primeira quinzena de novembro. Na maioria das lavouras, a produtividade está em torno de 1.500 kg/ha, com grãos de bom peso e qualidade. De maneira geral, os tratos culturais foram concluídos, restando apenas algumas áreas com semeadura tardia. Atualmente, 2% das lavouras estão em florescimento e formação de vagens, 18% em enchimento de grãos, 50% em maturação e 30% colhidos.