Frutas: Safra boa e produtividade alta no Rio Grande do Sul e Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral) revela que a maçã paranaense está apresentando uma safra de boa produtividade, qualidade e classificação em termos de tamanho e cor. A pera, em áreas menores, também está muito boa e será colhida dentro de 10 a 20 dias.

Os produtores paranaenses de morango estão animados com o cultivo, que apresenta boas produtividades e preços satisfatórios. As ameixas e pêssegos, afetados por adversidades climáticas, produziram pouco, mas obtiveram bons preços para os produtores. As uvas continuam sendo colhidas com um potencial produtivo intermediário.

Já no Rio Grande do Sul, o destaque é a safra de uva 24/25 que está chamando a atenção. Após o desastre climático observado no estado, as árvores apresentaram recuperação, com ótima brotação, vigor das gemas e cachos. De acordo com o boletim da Emater/Ascar-RS, a estimativa de produção é de 860.000 toneladas, um aumento de 55% em relação à safra anterior e de 5% se comparada a uma safra normal da fruta. O levantamento engloba toda produção destinada para indústria, doméstica e consumo in natura e foi realizado em 49 municípios que compõem a região de Caxias do Sul e 6 das regiões de Lajeado e Passo Fundo.

A colheita da variedade de uva Bordô, a mais produzida foi antecipada e deve acontecer em fevereiro próximo. Se as condições do clima se mantiverem sem grandes mudanças, a expectativa é que as cultivares super precoces, ciclo médio e tardias apresentem ótima qualidade, coloração e teor de açúcar.

Previsão do tempo para os próximos dias

Na quinta-feira (23/01), a chuva retorna ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina e reforça as instabilidades no Paraná. Previsão de pancadas, com risco para temporais, entre o oeste e norte gaúcho até o norte paranaense. 

Na sexta-feira (24/01), o tempo fica instável com previsão de chuva forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no centro-sul e leste do Paraná. Não se descarta o risco de temporais localizados. Só não há previsão de chuva no extremo norte e noroeste do Paraná. 

No sábado (25/01), uma nova frente fria provoca aumento nas condições de chuva na Região Sul. Há risco de chuva a qualquer momento com alerta de temporais.

Fotos Gilmar Gomes Uvas e Vinhos