Clima seco e quente impulsiona maturação e evolução da colheita do milho no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Rio Grande do Sul, o período seco e quente favoreceu a maturação das lavouras de milho, resultando em uma evolução significativa da colheita, que passou de 38% para 43% da área projetada. Na Região Oeste do Estado, a colheita foi concluída em diversos municípios, segundo o último relatório da Emater/Ascar-RS.

Nas lavouras semeadas no início do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), os resultados estão muito satisfatórios, com mínimas intercorrências causadas por condições adversas. No entanto, os cultivos semeados mais tardiamente enfrentaram os impactos da estiagem, principalmente onde as precipitações foram baixas. Nessas áreas, as perdas tendem a ser expressivas, uma vez que há comprometimento do porte das plantas e da emissão foliar, além de impacto direto na polinização. Como o período de enchimento de grãos ainda não ocorreu, e não há previsões favoráveis de precipitação, o potencial produtivo da cultura segue sob risco elevado.

Foto: Getty Images

A Leste do Estado, onde a frequência de chuvas foi maior, os cultivos mais tardios apresentaram melhores condições. Após as chuvas de final de janeiro, alguns produtores realizaram o plantio tardio. Contudo, em parte do Estado, os produtores decidiram implantar soja, pois o milho é mais sensível aos períodos de escassez hídrica e à elevação da incidência de cigarrinha. Nas lavouras de milho safrinha, ainda em fase de emergência e desenvolvimento vegetativo inicial, há forte infestação de cigarrinhas, o que exige grande esforço no manejo fitossanitário.

Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul

Neste sábado (08/02), as instabilidades permanecem associadas à combinação entre calor e umidade, mantendo o comportamento irregular das pancadas de chuva sobre o norte do estado. No restante do estado, o sol predomina entre nuvens durante todo o dia. As temperaturas continuam em elevação.

No domingo (09/02), o sol predomina em boa parte do estado, sem previsão de chuva. Destaque para a faixa oeste, Campanha, sul, centro, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Já na faixa serrana, norte, Missões e parte da região central, poderão ocorrer pancadas isoladas de chuva, sem volumes significativos, associadas ao calor e à umidade.

Na segunda-feira (10/02), o sol predomina na maior parte do estado. Há previsão de pancadas isoladas de chuva na Campanha e na região serrana do estado. Nas demais áreas, o sol predomina ao longo do dia.