Frente ao atual cenário global de incertezas econômicas e políticas, a produção brasileira de grãos e carnes pode ser beneficiada em 2025. Foi essa a avaliação de especialistas convidados para o quarto dia de palestras da 22ª edição da Tecnoshow COMIGO, que termina nesta sexta-feira (11/4), no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).
Ao analisar o cenário global da produção de grãos, o sócio-diretor da AgrInvest Commodities, Marcos Araujo destacou que a safra 2025/2026 começa com grandes desafios, tanto para o produtor brasileiro quanto para os demais ao redor do mundo.
“A intensificação da guerra comercial dos Estados Unidos com outros países é um ponto de atenção. No nosso caso, é essencial acompanhar os desdobramentos da relação entre Estados Unidos e China, já que o país asiático é o principal comprador da soja brasileira. Aproximadamente 80% das exportações nacionais do grão têm como destino o mercado chinês. A boa notícia é que, caso esse conflito comercial se agrave e a China redirecione suas compras para o Brasil, podemos ver uma valorização dos prêmios já no próximo ano”, explicou.

Pecuária terá ano positivo
Já para a pecuária, o pesquisador do CEPEA-Esalq/USP, Thiago Bernardino afirmou que 2025 tende a ser um ano positivo para o setor diante de um cenário global de oferta restrita.
“O câmbio deve favorecer as exportações brasileiras, o que contribui para melhorar tanto a rentabilidade quanto os ganhos do pecuarista. Mas, para aproveitar esse momento, é essencial investir em fatores de produção como pastagens, nutrição e genética, que impactam diretamente o desempenho do rebanho”, ressaltou.