Previsão do tempo no Brasil para o agro: calor no Centro-Oeste e temporais no Sul nesta semana

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Frente fria traz excesso de chuva e risco de transtornos no Sul, enquanto Centro-Oeste e Sudeste seguem com tempo seco e calor intenso.

Semana de 02 a 08 de setembro de 2025: A semana é marcada pela atuação de uma frente fria no Sul do Brasil, que traz temporais, volumes elevados de chuva e risco de transtornos para o campo. O sistema avança pelo Rio Grande do Sul desde segunda-feira (01/09) e permanece praticamente estacionário até a quarta-feira (03/09), provocando acumulados entre 100 e 150mm, com picos próximos de 200mm no sul, centro e oeste gaúcho. Nessas áreas, há risco de danos às lavouras e paralisação das atividades agrícolas.

A partir da quinta-feira (04/09), a frente fria se desloca em direção a Santa Catarina e Paraná, levando chuva moderada, e alcança também o sul de Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo. No fim de semana, o sistema perde força no Sul, mas deve espalhar instabilidades pelo Sudeste. Com isso, as temperaturas ficam mais amenas no Rio Grande do Sul, com madrugadas frias sobretudo na Campanha Gaúcha.

No Centro-Oeste e Sudeste, predomina o tempo seco e quente. Em áreas do interior do Centro-Oeste, as máximas podem chegar a 40°C, com baixa umidade do ar. Apenas o Espírito Santo e o nordeste de Minas registram pancadas de chuva até a quarta-feira.

No Norte, as instabilidades seguem espalhadas pelo interior, atingindo Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, oeste e norte do Pará e áreas do Amapá. Em Mato Grosso, as chuvas chegam de forma pontual ao oeste e noroeste, ainda sem volumes suficientes para recuperar a umidade do solo.

No Nordeste, as chuvas se concentram na faixa leste, com destaque para Bahia, Sergipe e Alagoas, enquanto o interior do Matopiba segue sob tempo seco e muito quente, com máximas próximas de 40°C.

Impactos nas principais culturas

Café: Pancadas de chuva no início da semana entre Espírito Santo e sul da Bahia reduzem a partir de quarta-feira. No Sul e interior do Sudeste, o tempo segue seco, favorecendo amplitude térmica (madrugadas frias e tardes abafadas).

Soja: Tempo seco predomina no interior. As primeiras pancadas isoladas atingem sul/oeste de Mato Grosso do Sul, Rondônia e oeste de Mato Grosso. No Paraná, há volumes mais expressivos no sul e oeste.

Milho: Predomínio de tempo seco no interior, mas no Sul os acumulados são altos, principalmente no Rio Grande do Sul, favorecendo a manutenção da umidade do solo, apesar do risco de paralisações no campo.

Cana-de-açúcar: Tempo seco e quente favorece corte e moagem no Centro-Sul. Apenas no fim da semana a frente fria leva chuva a parte do Paraná e do interior paulista.

Algodão: Condições secas e quentes favorecem a colheita e a qualidade da pluma.

Trigo: No Sul, chuvas intensas podem causar perdas e atrasar colheitas, principalmente no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e sul do Paraná, as instabilidades também atrapalham atividades em campo.

Acompanhe a previsão do tempo diariamente para a sua lavoura no site da Climatempo.