Sol para a colheita do café

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita do café no Sudeste foi prejudicada na segunda quinzena de maio e na primeira semana de junho, devido excesso de umidade. Áreas de instabilidade e passagem de frentes frias provocam chuvas frequentes e atípicas em São Paulo, no cerrado e no sul de Minas Gerais. Plantações no sul mineiro sofreram até com chuva de granizo. O tempo úmido também vem prejudicando a colheita no Espírito Santo.

Mas uma massa de ar seco ganha força sobre o Sudeste e baixa os níveis de umidade do ar, o que vai evitar a formação de novas áreas de chuva localizadas. No sul de Minas e no Cerrado (Triângulo Mineiro), o sol e o tempo seco já vem predominando nos últimos três dias, o que favorece a evaporação do excesso de umidade nos cafezais e também possibilitando a secagem natural dos grãos nos terreiros. A chance de chuva no Cerrado e no sul de Minas é baixa pelo menos por mais 10 dias.

Umidade aumenta em SP e no ES

A segunda semana de junho começa com sol e tempo seco em São Paulo, mas a previsão é de que volte a chover na quarta a na quinta-feira em quase todo o estado, com a passagem de uma frente fria. A região da Mogiana deve ser pouco atingida pela chuva, mas mesmo assim, deve ter um aumento da nebulosidade e redução do sol.

Para o Espírito Santo, principal produtor do café tipo conilon, a previsão também é de aumento de umidade, com chuvas frequentes a partir do fim da primeira quinzena de junho.