Era grande a expectativa dos agricultores para o início mais frequente das chuvas durante o mês de outubro para toda a Região central do Brasil, principalmente em Mato Grosso e Tocantins. Porém até agora nada! Ocorreram pancadas de chuvas mais isoladas e de pouca duração em algumas regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, porém a chuva mais frequente ainda não chegou.
Em conversa com dois de nossos grandes produtores rurais de Mato Grosso, fiou claro, a preocupação com a estabilização das chuvas para Região.
Quando a chuva irá se estabilizar?
A partir do dia 23/10 o fluxo de umidade tropical irá ser direcionado para áreas do Sudeste e Centro-Oeste estimulando a formação de nuvens junto com uma frente fria, causando acumulados de chuva mais volumosos e com maior duração, em toda a faixa que compreende Mato Grosso, sul de Tocantins, grande parte da Região Sudeste e o Paraná.
Um sistema de baixa pressão irá atuar no sul de de Mato Grosso do Sul e serão registrados acumulados significativos de chuva. Abaixo segue um mapa de previsão de chuva para segunda-feira (23/10) e para a última semana de outubro, ilustrando todos os comentários acima.
A previsão climática indica que no início de novembro esse cenário de chuva em toda a Região Central do Brasil irá continuar, inclusive com maior aumento no Espírito Santo. As condições para o Nordeste continuam desfavoráveis, com ausência das chuvas.
O meteorologista Vitor Hassan faz uma análise do que vem por aí. Assista o vídeo abaixo:
Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br
Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:
Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura