Lavouras de soja do RS estão alagadas há mais de uma semana

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta sexta-feira (18), fortes áreas de instabilidade vão provocar temporais e chuva muito volumosa sobre toda a Região Sul e em parte do Sudeste do Brasil, o que tem sido um problema para as lavouras de soja gaúchas, que estão alagadas há mais de uma semana.

 

Os solos de várzea, também conhecidos como terras baixas, têm características de baixa infiltração e relevo plano, o que os torna fácil de serem encharcados. Isso porque a drenagem natural é muito deficiente, devido à proximidade com o lençol freático. Esse cenário confere um ambiente desfavorável à cultura da soja em função do longo período alagado e, portanto, sem oxigênio. Dessa forma, a adaptação da cultivar ao ambiente em que é submetida é fundamental para se obter êxito na produção da soja.

 

Durante este fim de semana, áreas de instabilidade ainda vão provocar chuva sobre o Rio Grande do Sul. No entanto, os agricultores que estão esperando uma trégua nas tempestades têm uma boa notícia: pelo menos durante a próxima segunda e terça-feira a chuva deve diminuir consideravelmente sobre os três estados da Região Sul do Brasil.