Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Saiba como aumentar a produtividade do feijão terceira safra

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Muitas áreas produtoras do Brasil já estão com o feijão de inverno em campo. Também conhecido como feijão irrigado ou feijão de terceira safra, o grão se tornou uma opção adotada por muitos agricultores, já que as temperaturas mais amenas da estação ajudam a garantir uma produção com menos doenças e pragas.

 

De acordo com o último levantamento da safra de grãos emitido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área do feijão terceira safra está estimada em 589,5 mil hectares. Esse valor representa um crescimento de 1,5% sobre a área da safra anterior. De forma geral, o feijão apresenta produção de 3 milhões de toneladas, e uma área de 2,9 milhões de hectares. Desse total de produção, 1,9 mil toneladas são de feijão-comum cores, 687,4 mil toneladas de feijão-caupi e 509,5 mil toneladas de feijão-comum preto.

 

O plantio do feijão terceira safra normalmente é realizado em áreas que contam com irrigação artificial. Com a umidade do solo controlada somada às temperaturas amenas desta época do ano, os agricultores conseguem atingir excelentes produtividades.

 

Apesar de se tratar de uma cultura de inverno, é importante que a temperatura não seja muito baixa durante o desenvolvimento da leguminosa - isso porque as vagens formadas em períodos de frio extremo quase não têm os grãos. Sendo assim, é importante que os produtores façam um bom planejamento da época do plantio e fiquem sempre atentos à previsão de temperatura.

 

Outro fator muito importante para o cultivo de grãos nesta época do ano é a nutrição das plantas. Como o perfil do solo geralmente fica com pouca água disponível, é preciso redobrar a atenção no desenvolvimento radicular das plantas. Quando os fertilizantes são dispostos em profundidade, o sistema radicular tende a se desenvolver mais e proporciona às plantas o acesso a água reservada em camadas mais profundas.

 

Nutrição das plantas é essencial para o bom cultivo de grãos

 

Saúde da raiz às folhas

Um bom equilíbrio nutricional é essencial para o sucesso da lavoura. Tanto o excesso quanto a falta de nutrientes podem fazer com que as plantas fiquem mais suscetíveis a doenças.

 

A Satis possui uma linha de produtos para o fortalecimento fisiológico natural das plantas contra a incidência de pragas e doenças. O Fulland, por exemplo, é um fertilizante desenvolvido com nutrientes que estimulam a produção de substâncias de autodefesa da planta, indicado em várias fases de desenvolvimento. Já o Sturdy é uma rica fonte de fósforo enriquecido com extrato de algas, que oferece melhor desempenho da planta, além de estimular o desenvolvimento do sistema radicular e crescimento vegetativo.

 

Sobre a Satis

Com sede em Araxá (MG), a Satis é especializada em produtos de nutrição vegetal, cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida para melhorar o rendimento das lavouras. Com soluções da raiz às folhas, seus produtos estão presentes em mais de 80% do território nacional. A empresa trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de soluções especialmente em lavouras como soja, café, milho, feijão, trigo e HF. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes, com o objetivo de garantir a saúde das plantas e contribuir para o ganho de produtividade.

 

Este conteúdo foi desenvolvido com colaboração da engenheira agrônoma Tatiane Cravo.

 

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias