Após a geada, o que acontece com o trigo?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Após, a onda de frio do final de julho que trouxe registro de neve, chuva congelada e geada, os técnicos e produtores rurais estão no campo para fazer um levantamento em diversas culturas.

 

Impacto da geada no trigo

 

A geada observada em várias cidades do centro-sul do Brasil implica em vários fatores que são ruins para alguns setores da economia. Temperaturas próximas ou abaixo dos 4°C e congelamento das superfícies gramíneas podem impactar diretamente alguns tipos de cultura, como o milho, café e trigo. Com isso, os preços voltaram a subir. O mercado de grãos está tão interligado que a alta de um dos componentes da cadeia pressiona o preço do outro. A elevação do miljo, por ecemplo, o principal item da composição da ração, coloca como opções para as indústrias deste setor outros produtos como o trigo.    

 

No caso do trigo, em março, o IBGE tinha divulgado a estimativa da produção do cereal para 2021: 7,3 milhões de toneladas, crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior. Ainda de acordo com o órgão, a estimativa para a Região Sul era responder por 88,9% da produção tritícola nacional em 2021.

 

No Paraná, maior produtor (51,4% do total), a produção foi estimada em 3,7 milhões de toneladas, com alta de 19,7% frente a 2020. O Rio Grande do Sul, segundo maior produtor (35,4% do total), deve produzir 2,6 milhões de toneladas, crescimento de 22,1%.para este mês de agosto é de 7,4 milhões de toneladas, o que aponta um crescimento de 6% com relação ao mês anterior. No entanto, com o impacto da onda de frio esses números podem mudar.

 

Próximos dias

 

Muitas nuvens altas se espalham em toda área entre a Bolívia, os estados do Sul e do Sudeste do Brasil, além de Mato Grosso do Sul e o oeste de Mato Grosso. Estas nuvens não provocam chuva e estão associadas a uma circulação de ventos ciclônica (sentido horário) especial que está ocorrendo a cerca de 10 km de altitude no centro-norte da Argentina. 

 

O ar seco predomina sobre o Brasil e dificulta o crescimento de grandes nuvens. A nebulosidade de chuva se forma onde tem muita umidade, como no extremo norte do Brasil, na costa leste do Nordeste e litoral do Sudeste. No sábado, pode chover de forma isolada no Mato Grosso do Sul, Paraná e na fronteira com o Paraguai. As atividades no campo seguem dentro da normalidade.

 

Tendência Agosto

 

A tendência é que uma segunda frente fria, acompanhada de uma moderada massa de ar polar, deve avançar pela Região na segunda semana do mês. A maior parte da chuva vai ficar restrita ao interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No início da segunda quinzena, uma massa de ar frio de forte intensidade vai chegar ao Sul do país provocando queda de temperatura, com risco para geadas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o interior do Paraná. A expectativa é de que as menores temperaturas do mês fiquem concentradas entre o dia 15 e o dia 20. Na última semana do mês, outra frente fria acompanhada de uma moderada massa de ar frio vai derrubar a temperatura novamente. Essa tendência está sendo acompanhada pelos meteorologistas e você acompanha aqui as atualizações.  

 

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.