Umidade alta preocupa produtor de trigo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita de trigo e aveia avançou um pouco no último final de semana na região norte do Paraná. Os produtores aproveitaram a curta janela de sol e intensificaram os trabalhos. Entre os produtores há uma preocupação com a diminuição do PH e com a germinação do trigo na espiga, situações que ocorrem em virtude do excesso de umidade dos últimos dias. O efeito destes danos só poderá ser contabilizado, de fato, ao final da safra.

 

No oeste e centro-oeste do Paraná, o cereal está em maturação e grande parte da área foi colhida, mas diante das chuvas da última semana, a colheita foi paralisada.

 

No sul paranaense, as chuvas da última semana atrapalharam o andamento das atividades a campo. Houve ocorrência de geada leve em áreas pontuais. Os danos devem ser contabilizados em breve. As culturas de inverno semeadas no início de junho já estão na fase de enchimento de grãos, e com as melhores condições de umidade de solo apresentam bom desenvolvimento vegetativo e uma boa sanidade, mas nesta fase precisam de atenção redobrada em relação à presença de pragas e doenças, necessitando de tratamento fitossanitário preventivo. 

 

trigoGettyImages_valendo

Foto: Getty Images 

 

A colheita da cevada teve início no final da semana passada, principalmente nos municípios onde o plantio foi feito mais cedo. A produtividade está variando, sendo as mais baixas decorrentes da estiagem de julho. Como são poucas as áreas nestas condições, a média final não deverá ser significativamente impactada. Assim que o tempo permitir, devem ser retomados os trabalhos de colheita de trigo e aveia. Em alguns municípios, a cultura da aveia é mais utilizada como cobertura de solo, visando à formação de palhada para o plantio direto das culturas de verão. 

 

Já, no sudoeste do estado, a colheita de canola está avançando e a colheita de trigo teve início. Em virtude das geadas do mês de agosto, algumas áreas de trigo devem apresentar queda na produtividade. Além disso, as chuvas dos últimos dias trazem preocupação em relação à qualidade da cultura. 

 

Tendência do clima

 

A partir do dia 05/10, o padrão de chuva começa a mudar.  A chuva ganha força entre o  Rio Grande do Sul e Santa Catarina e serão mais significativas. Já no Paraná, no interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a tendência é de diminuição da precipitação.

 

Um corredor de umidade se forma e a chuva se espalha na faixa entre o Espírito Santo subindo até a Região Norte do Brasil o que inclui boa parte de Minas Gerais, Goiás, parte de Mato Grosso. No Tocantins e sudoeste da Bahia, a chuva será mais localizada.    

 

WhatsApp Image 2022-09-29 at 09.34.54.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!