Dados do último boletim conjuntural do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), no norte do Paraná, as colheitas de batata 2ª safra estão paralisadas momentaneamente em função das chuvas. O feijão segue com bom desenvolvimento vegetativo.
No sudoeste do estado, os plantios de soja e de batata estão no início, devendo se intensificar nos próximos dias, assim que as condições climáticas permitirem. A
As lavouras de feijão estão com bom desenvolvimento, mas as baixas temperaturas previstas podem comprometer o desenvolvimento. O plantio deve se encerrar em breve, visto que são poucas as áreas destinadas a esta cultura.
Foto: Getty images
Café
As precipitações ocorridas no norte paranaense beneficiam também a cultura do café, que está iniciando a segunda florada. Em alguns casos, esta florada tem sido mais vigorosa que a primeira.
Frutas
Ainda de acordo com o boletim do Deral, as frutas de clima temperado estão com ritmo acelerado de colheita e beneficiamento. Se destacam ainda o pêssego e a ameixa, que estão em plena floração. Cursos d’água, mananciais e ribeirões seguem aumentando seus volumes. As pastagens seguem em recuperação.
Cana de açúcar
A colheita cana de açúcar está paralisada momentaneamente em função das chuvas, no norte do Paraná. No oeste e centro-oeste do estado, já se observa o plantio de cana de-açúcar em algumas dessas áreas que antes eram ocupadas com milho.
Mandioca, soja e arroz
Em virtude do volume de chuva dos últimos dias, verifica-se a presença de erosão em áreas com solo exposto e recém-plantados, principalmente com mandioca.
Estas condições climáticas dificultam também a continuidade do plantio de soja. Em alguns municípios deve haver uma pequena redução de área de soja em relação à última safra.
O plantio de arroz irrigado está dentro do previsto, favorecido pelo clima. As pastagens apresentam uma melhora considerável no desenvolvimento vegetativo.
Cebola
No sul do Paraná, a cebola foi semeada em áreas bastante reduzidas, confirmando a sua diminuição de plantio ano a ano. A cultura está com bom desenvolvimento vegetativo e boa sanidade. Algumas áreas estão em formação de bulbos e os tratamentos fitossanitários estão sendo realizados normalmente.
Tabaco
O transplante de tabaco está sendo finalizado no sul do estado do Paraná e o plantio já está praticamente concluído no sudoeste do estado paranaense.
Tendência do clima
A semana termina cheia de nuvens sobre Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mimas Gerais e Rio De Janeiro. A partir do dia 05/10, o padrão de chuva começa a mudar. A chuva ganha força entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e serão mais significativas. Já no Paraná, no interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a tendência é de diminuição da precipitação.
Um corredor de umidade se forma e a chuva se espalha na faixa entre o Espírito Santo subindo até a Região Norte do Brasil o que inclui boa parte de Minas Gerais, Goiás, parte de Mato Grosso. No Tocantins e sudoeste da Bahia, a chuva será mais localizada.
Previsão Outubro
A expectativa é de um mês de Outubro com chuva acima da média, especialmente na faixa entre a costa do Rio de Janeiro e Espírito Santo até Goiás, centro-leste de Mato Grosso e Matopiba.
Mas áreas do Sul do Brasil, a expectativa é de chuva com um acumulado total previsto sem atingir a média histórica, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná. Veja os detalhes no mapa abaixo:
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!