A circulação de ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, está forçando uma concentração de umidade. Uma área de baixa pressão atmosférica que se intensificou entre o Paraguai e o Brasil ajudou a formar nuvens carregadas no Sul do Brasil e trouxe chuvas fortes, raios e ventos fortes.
Os fortes temporais observados em algumas localidades de Santa Catarina deixaram os produtores rurais do oeste do estado ilhados. É o caso da produtora Eliana Grolli de Santiago do Sul (SC). Veja o vídeo:
Em São Domingos (SC), distante 16km do município de Santiago do Sul (SC), o Centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), registrou entre 9h do dia (09/10), até 14h desta terça-feira (11/10), um acumulado de chuva de 268,8 milímetros, na estação centro.
A produtora rural Paola Anghinoni disse que o plantio da soja foi todo perdido.
“A semente estava por cima da terra e a cobertura não segurou. A chuva forte lavou a roça”, comenta a produtora.
Foto: Paola Anghinoni – São Domingos – SC
De acordo com Anghinoni, cidades vizinhas como Ipuaçu – SC, também registraram temporais nas áreas agricultáveis.
“Alguns produtores vizinhos reportaram que o volume de chuva foi extremamente excessivo nas lavouras e na cidade de São Domingos, a rua foi alagada e interditada na altura da ponte”, comenta.
Foto: Defesa Civil São Domingos – SC
Tendência do clima
O avanço de uma frente fria pela costa juntamente com uma área de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera são responsáveis pela geração de chuva nesta semana. São esperados volumes expressivos de chuva até o dia 15 entre os estados de Santa Catarina e Paraná que podem vir em forma de temporais, atrapalhando novamente as atividades em campo.
O meteorologista Vinicius Lucyrio traz a tendência para a segunda quinzena do mês. Acompanhe no vídeo abaixo:
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!