Clima desfavorável no final de maio impactou o ritmo de moagem da cana no PR e MS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na segunda quinzena de maio, as unidades produtoras de cana da região Centro-Sul processaram 45,19 milhões de toneladas ante a 46,77 milhões da safra 2023/2024 – o que representa uma queda de 3,36%. No acumulado desde o início da safra 2023/2024 até 1º de junho, a moagem atingiu 140,74 milhões de toneladas, ante 126,62 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo 2023/2024 – um avanço de 11,15%.

O diretor de Inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues, explica que a retração constatada no processamento de cana no final de maio se deve à condição climática desfavorável para colheita, que impactou o ritmo de moagem em algumas áreas no Paraná, Mato Grosso do Sul e na região de Assis em São Paulo.

“Esse movimento foi parcialmente compensado pelo clima seco que favoreceu a colheita em Minas Gerais, Goiás e na região central do Estado São Paulo”, conclui Rodrigues.

Na segunda metade de maio, quatro unidades deram início à safra 2024/2025. Ao término da quinzena, permanecem em operação 249 unidades no Centro-Sul, sendo 232 unidades com processamento de cana-de açúcar, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e oito usinas flex. Em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na segunda quinzena de maio atingiu 129,85 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, contra 134,95 kg por tonelada na safra 2023/2024 – variação negativa de 3,78%. No acumulado da safra, o indicador marca 122,07 kg de ATR por tonelada (-1,92%).

Tendência do Clima para os próximos dias

Na Região Sudeste e Centro-Oeste, especialmente nas áreas produtoras de cana de açúcar, as condições do tempo são favoráveis para a colheita. A partir de 20 de junho, espera-se chuva moderada em partes de São Paulo.

Na Região do MATOPIBA o tempo seco e temperaturas de 3 a 5°C acima da média favorecem as atividades como o corte e moagem da cana de açúcar.

No Paraná, a nebulosidade aumenta neste sábado (15/06), em algumas áreas do sudoeste do estado. Dia ainda quente, com sol entre nuvens em Foz do Iguaçu. A condição ainda é de tempo firme no estado, sem mudanças na capital e no litoral e com temperaturas elevadas à tarde. 

No domingo, uma mudança no padrão da circulação de ventos, em decorrência do deslocamento de uma frente fria em alto mar, vai aumentar a umidade em algumas áreas do sudoeste do Paraná. O dia ainda vai ser marcado por sol, mas, voltam ocorrer pancadas mais irregulares entre tarde e noite, nestas regiões. Já nas demais áreas, o ar seco mantém a condição de tempo firme.

Veja aqui a análise para todo o mês de Junho

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar