Chuva irá contribuir para o plantio da nova safra de soja 24/25

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O último boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) mostra que 5,1% da soja foi semeada no Brasil.  No Paraná, o plantio ocorreu em 22% da área prevista e a umidade do solo favorece o desenvolvimento das lavouras já implantadas. No Rio Grande do Sul, está sendo realizado o preparo do solo para posterior semeadura.

Em Mato Grosso, as precipitações ocorridas nas regiões médio-norte e extremos oeste e sul do estado viabilizaram a implantação da cultura em áreas de sequeiro. Em Goiás, o plantio ocorre pontualmente em algumas áreas de sequeiro, no sul e oeste do estado, e em áreas irrigadas. Em Mato Grosso do Sul, a semeadura avança, com maior atraso na região norte do estado, devido ao baixo índice pluviométrico.

Em São Paulo, o plantio avança lentamente à espera das chuvas que possam contribuir com a umidade do solo. Em Minas Gerais, o plantio ocorreu somente em áreas irrigadas, pois a baixa umidade do solo impede o semeio nas áreas de sequeiro.

Na Bahia, a semeadura ocorre somente em áreas de pivô central. Nos demais estados, é aguardado o inicio das chuvas para permitir a semeadura.

Como fica o tempo nos próximos dias nas áreas produtoras

Conforme previsto pelos meteorologistas da Climatempo, depois de muitos dias com altas temperaturas, algumas cidades sem ver uma gota de chuva há mais de 150 dias, a atmosfera mudou nesta segunda semana de Outubro no interior do Brasil. As mais recentes imagens de satélite mostram nuvens carregadas sobre vários estados. Veja:

Há alguns dias atrás alguns estados do interior do país estavam com alerta para ar seco e baixa umidade do ar e, agora, com a mudança na circulação de ventos, a passagem de uma frente fria e a influência de outros sistemas meteorológicos as instabilidades se espalharam pelo interior da Região Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com os meteorologistas, para os próximos dias a indicação é de mais chuva. É uma boa notícia para os produtores que aguardavam para iniciar o plantio da nova safra de soja 24/25. Uma outra frente fria de origem continental está se aproximando, trazendo chuvas para a Região Sudeste e Centro-Oeste. Associado a um conjunto de sistemas meteorológicos irá contribuir para ocorrência de chuva e dissipar o calor que dominou nos últimos meses.

Acumulado de chuva esperado entre 10 de outubro de 15 de outubro. Fonte: Climatempo

Observe que as áreas em laranja do mapa indicam chuvas entre 40 e 60 milímetros em áreas de Minas Gerais, sul do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, oeste de Mato Grosso do Sul, região central de Goiás e algumas áreas do Distrito Federal. As áreas em azul/verde indicam chuvas entre 10 e 40 milímetros, como é o caso de Mato Grosso, Tocantins e Rondônia.

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Leia também: Clima desafia safra de trigo com incertezas na qualidade da produção nacional

Podcast Agrotalk: O efeito das mudanças climáticas no agronegócio brasileiro

Getty Images