Alerta de Temporais RS: Tempestade pode impactar trabalhos no campo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área semeada de milho no Rio Grande do Sul atingiu 64% do projetado para a safra, apresentando evolução de 4% em relação ao período anterior. Na metade norte e na fronteira oeste gaúcha as operações de semeadura estão bastante avançadas e praticamente concluídas

Nas regiões centro e sul, o ritmo de semeadura está mais lento devido ao excesso de umidade do solo, o que dificulta as operações com máquinas agrícolas, tanto pela falta de piso quanto pelo risco de compactação do solo. As lavouras de milho estão predominantemente em desenvolvimento vegetativo (99%).

Foto: Ana Munaretto – São Miguel das Missões – RS

Apenas 1% das lavouras, semeadas mais precocemente, iniciou a floração. As condições climáticas durante o ciclo da cultura têm sido favoráveis ao desenvolvimento das plantas, principalmente pela manutenção da umidade do solo em níveis adequados e pela alta disponibilidade de radiação solar. De acordo com a Emater/RS-Ascar para a safra 2024/2025 no Estado, a projeção é de 748.511 hectares cultivados e produtividade estimada em 7.116 kg/ha.

Previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul

No Sul do Brasil a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai podem provocar tempestades no oeste da região. Na terça-feira (15/10), na região das Missões, oeste, campanha e sul do estado ficam em alerta de perigo, com previsão de tempestades que incluem chuvas volumosas e temporais severos.

Na faixa central, vales, região metropolitana e norte, também há possibilidade de temporais ao longo do dia. Já para o norte e a serra gaúcha, as chuvas devem variar de moderada a forte intensidade, atingindo essas áreas durante a terça-feira.

Figura 1 – Mapa de risco para esta terça-feira 15 de outubro de 2024. Fonte: Climatempo

A tendência é que as instabilidades passem rapidamente pelo estado e na segunda metade da semana a maior parte das áreas produtoras não têm previsão de chuva volumosa, apenas pancadas esparsas e com baixos volumes. As maiores janelas de tempo seco devem favorecer os trabalhos com o milho primeira safra.

A chuva retorna com força no fim da semana (19 e 20/10), novamente concentrada nas regiões oeste, campanha e sul, onde os acumulados podem superar os 70 mm de forma pontual.

Leia também: Chuva se espalha sobre as áreas de cana do Brasil

Foto: Ana Munaretto – São Miguel das Missões – RS