A semeadura do feijão primeira safra já alcançou 44,2% dos trabalhos em todo o país, informa o boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Em Minas Gerais, o plantio progrediu, especialmente no noroeste do estado. Cerca de 60% da área prevista está semeada e as lavouras estão em boas condições.
No oeste da Bahia, as chuvas promoveram uma condição adequada para a implantação e o desenvolvimento inicial. A evolução do plantio está superior à safra passada.
No Rio Grande do Sul, o plantio está próximo da metade da área prevista, porém a evolução segue em ritmo lento. O desenvolvimento tem sido favorável.
No Paraná, cerca de 96% da área está semeada e as lavouras apresentam boas condições, favorecidas pelas chuvas e temperaturas médias.
Em Santa Catarina, a semeadura está sendo encerrada, com exceção do Planalto Sul e região Serrana, onde o plantio ocorre mais tarde. A umidade adequada do solo e a alta incidência de radiação solar favoreceram o avanço da semeadura e o desenvolvimento.
Em Goiás, a semeadura está sendo concluída, favorecida pelo bom regime de chuvas. As lavouras apresentam boas condições gerais, sem danos significativos de pragas ou doenças.
Leia também: Chuva reduz o ritmo da colheita do trigo no Paraná