No Rio Grande do Sul, a semeadura do milho alcançou 90% da área projetada para a safra. Atualmente, 40% das lavouras encontram-se em fase vegetativa, 25%, em florescimento, 34%, em enchimento de grãos e 1%, em maturação, de acordo com o último levantamento da Emater/Ascar-RS.
A escassez hídrica, no início de novembro, ocasionou variações no potencial produtivo entre as lavouras. Em áreas com déficit hídrico significativo entre o final de outubro e meados de novembro, as perdas de produtividade estão consolidadas, variando conforme a intensidade e a duração do estresse. Mesmo assim, caso o regime hídrico se mantenha favorável até a colheita, espera-se que a produção supere a safra anterior.
Em Caxias do Sul, as lavouras de milho mais precocemente semeadas encontram-se em fase de pendoamento e floração. A expectativa média atual é de 8 mil kg/ha. Em Erechim, a cultura encontra-se predominantemente em fase de pendoamento. A expectativa de produtividade está em 9 mil kg/ha.
Em Frederico Westphalen, 40% das lavouras estão em florescimento e 60% em enchimento de grãos. As chuvas constantes têm elevado a expectativa de produtividade média, que está em 8.600 kg/ha.
Previsão para o Rio Grande do Sul nos próximos dias
A passagem de uma frente fria pelo centro-sul favorece a manutenção da umidade do solo nas principais áreas produtoras. Porém, no Sul do País os altos volumes que ainda estão previstos especialmente nesta segunda-feira (09/12) e podem paralisar as atividades no campo e provocar danos e erosão nas lavouras. Maiores períodos de tempo seco são esperados sobre a região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, a partir da terça-feira 10/12) e vão favorecer o plantio do milho primeira safra e os tratos culturais nas lavouras.
TENDÊNCIA
Na quarta-feira (11/12), a região serrana pode registrar chuva em formato de garoa por conta dos ventos do oceano em direção ao continente. As demais regiões gaúchas continuam com tempo estável. A tendência é que até quinta-feira (12/12) o tempo seja estável no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (13/12), volta a chover.