Milho gaúcho está em fase reprodutiva

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com o último boletim da Emater/Ascar-RS, a semeadura do milho alcançou 94% da área projetada para a safra. Os plantios mais tardios avançaram principalmente nas regiões da Campanha, Sul e Vale do Rio Pardo. As condições ambientais favoreceram tanto o desenvolvimento das plantas quanto a realização de tratos culturais, incluindo a aplicação de herbicidas e fertilizantes em cobertura nas áreas semeadas a partir de novembro.

Foto: Getty Images

A maioria das lavouras encontra-se em fase reprodutiva: 18% em floração, 50% em enchimento de grãos. Em maturação são 12%, e 1% foi colhido. A recuperação da umidade do solo em dezembro tem garantido o peso adequado dos grãos. Contudo, o número de grãos por espiga, determinado durante a floração, foi impactado pelo déficit hídrico ocorrido em novembro, especialmente nas regiões Centro, Planalto Médio e Noroeste do Estado. Apesar desse impacto, o potencial produtivo permanece superior ao da última safra.

Nas áreas irrigadas ou não afetadas pelo déficit hídrico, a expectativa de produção está muito elevada, beneficiada pela alta incidência de radiação solar e pela variação térmica entre dias e noites, fatores que favorecem o metabolismo e a produtividade das plantas.

Em termos de manejo cultural e fitossanitário, nas áreas ainda em desenvolvimento vegetativo, os produtores têm realizado adubação e controle de plantas daninhas. A aplicação de inseticidas e fungicidas ocorre apenas de forma pontual e conforme o monitoramento, como no caso do controle de lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) na Região Oeste do Estado.

Para a Safra 2024/2025, a Emater/RS-Ascar estima o cultivo de 748.511 hectares, e a produtividade média de 7.116 kg/ha.

Previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul

Nesta sexta-feira (20/12), há condições de chuva em todo o Rio Grande do Sul. A chuva pode vir com trovoadas e até com moderada intensidade especialmente na metade norte do estado. Ao final do dia, uma nova frente fria vai se aproximar do estado gaúcho.

Serra: Previsão de pancadas de chuva a qualquer momento do dia, podendo ser forte entre a madrugada e manhã. À noite a chuva enfraquece. A temperatura segue elevada na região.

No sábado (21/12), a frente fria se desloca afastada pela costa do Rio Grande do Sul e a chuva acontece de forma isolada pelo oeste, campanha, sul, centro, vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e serra. Nas demais regiões o predomínio é de tempo firme. Uma massa de ar frio de fraca intensidade vai contribuir para a diminuição da temperatura, especialmente na campanha, onde a mínima deve ocorrer à noite.

No domingo (22/12), chove fraco e isolado no norte, noroeste e serra gaúcha. Nas demais áreas da Região o predomínio é de tempo firme com sol aparecendo entre algumas variações de nebulosidade. As temperaturas ficam mais baixas ao amanhecer na campanha e serra, mas à tarde entram em elevação; faz calor especialmente pelo interior do estado.

Serra: O dia começa com tempo firme, mas tem previsão para pancadas de chuva isolada entre à tarde e à noite. As temperaturas ficam mais baixas pela manhã, mas sobem no decorrer da tarde.

A primeira metade da próxima semana será marcada por tempo mais firme, com maiores períodos de sol e elevação das temperaturas. A partir da metade da semana novas instabilidades devem avançar pelo Sul do Brasil, mas devem provocar chuvas bastante rápidas e isoladas, principalmente no norte gaúcho.