A semeadura da soja alcançou 96% da área prevista no Rio Grande do Sul. A implantação deverá ser concluída até a primeira quinzena de janeiro, à medida que as áreas dedicadas a outras culturas forem sendo liberadas, de acordo com o último boletim da Emater/Ascar-RS.
As lavouras apresentam excelente desenvolvimento, impulsionado pela alta luminosidade e pelos níveis razoáveis de umidade no solo. As plantas em fase vegetativa (96% da área de cultivo) demonstram emissão expressiva de ramos laterais e fechamento entre as fileiras adjacentes, indicando vigor satisfatório.
Em lavouras de cultivares precoces, semeadas na primeira quinzena de outubro, se observa o início da floração (4%). A partir desse estágio, a demanda hídrica aumenta significativamente, o que traz preocupação em função da distribuição irregular e dos baixos volumes de chuva ocorridos nas primeiras três semanas de dezembro, especialmente no centro e oeste do Estado.
As atividades de controle de plantas daninhas e de formigas estão em andamento nas lavouras em estágio inicial de desenvolvimento vegetativo. Muitos agricultores estão realizando as primeiras capinas químicas nas áreas implantadas mais precocemente. Nas áreas semeadas no início do período recomendado, estão sendo realizadas aplicações preventivas para assegurar a sanidade da cultura.
A área de cultivo projetada pela Emater/RS-Ascar está estimada em 6.811.344 hectares, e a produtividade média em 3.179 kg/ha.
Previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul
Nos próximos dias, o calor irá chamar atenção no interior gaúcho, de acordo com os meteorologistas da Climatempo.
Nesta segunda-feira (30/12), a condição de tempo segue instável sobre áreas do centro e norte do Rio Grande do Sul, onde pode chover isolado no norte, serra, centro, litoral norte, região metropolitana de Porto Alegre e vales. Na fronteira oeste e na campanha gaúcha o sol vai predominar entre algumas variações de nebulosidade. Atenção para baixa umidade do ar na fronteira oeste, missões, noroeste, centro e parte da campanha gaúcha.
Na terça-feira (31/12), o sol aparece entre algumas variações de nebulosidade durante o dia e faz calor. Apesar disso, haverá condições para pancadas localizadas em boa parte do estado, se iniciando a partir do período da tarde. Durante a Virada do ano, a chance de chuva é baixa na maior parte das regiões; em áreas do noroeste e das missões não se descarta alguma chuva mais isolada.
Na região serrana, o sol aparece, mas haverá condições para pancadas de chuva localizadas, com potencial para raios. À noite, o risco de chuva diminui significativamente, mas não se pode descartar alguma chuva rápida localizada.