Tempo quente, úmido e abafado marcam a chegada do novo ano nas áreas de milho

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Ijuí, região produtora gaúcha a cultura do milho se desenvolve bem e está se aproximando do final do ciclo, com excelente potencial produtivo. A maioria das lavouras está na fase final de enchimento de grãos (83%), e 10% estão em fase de maturação. Os grãos próximos à maturação estão dentro dos padrões de tamanho dos híbridos, indicando potencial para altos rendimentos.

Em algumas lavouras da região, foram registrados casos isolados de germinação de grãos nas espigas, que estavam no estádio de grão farináceo. Além disso, foram observados sintomas de enfezamento causados pela cigarrinha, mas limitados apenas às folhas.

Em Passo Fundo, o desenvolvimento das lavouras está excelente. Estão 50% em floração e 50% em enchimento de grãos. Em Pelotas, 70% da área foi semeada. Nas lavouras já estabelecidas, 87% das plantas encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo, 11% em pendoamento e 2% em enchimento dos grãos. As condições de boa umidade no solo e as temperaturas elevadas durante o dia têm proporcionado o pleno desenvolvimento dos cultivos. Em Santa Rosa, 88% da área prevista foi implantada, e 12% estão programados para o plantio em safrinha em janeiro de 2025. Entre as fases, 1% das lavouras está em desenvolvimento vegetativo; 4% em floração; 55% em enchimento de grãos; 38% maduras; e 2% colhidos, registrando produtividade de aproximadamente 6.600 kg/ha nas lavouras sem irrigação.

Previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira, o dia será abafado e há condições de chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Na região norte e na serra gaúcha, atenção para chance de chuva forte, seguida por descargas elétricas e ventania, principalmente nas áreas de produção de uva.

Na hora da virada, a chance mais consistente de chuva fica restrita aos municípios localizados nas missões e noroeste gaúcho. Na capital Porto Alegre, há previsão de pancadas de chuva com raios em alguns pontos da cidade no período da tarde. À noite, o tempo abre novamente e a chance de chuva durante a virada é baixa.

Nesta quarta-feira, o sol ainda deve aparecer e faz calor no Rio Grande do Sul. O tempo fica abafado em boa parte do estado. A combinação entre calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva com raios, que podem se estender até o período da noite, inclusive na capital.

Na região serrana, tempo instável. No período da manhã, pode chover de forma isolada. À tarde, as pancadas ganham força e podem vir com raios.

Na quinta-feira, as pancadas persistem sobre o Rio Grande do Sul.  Atenção para chuva forte em alguns municípios da serra gaúcha, intercalando alguns períodos de sol no período da manhã. A temperatura fica amena.

Na sexta-feira, o tempo continua instável no Rio Grande do Sul, mas a chuva perde intensidade. No decorrer do dia, haverá chance de pancadas isoladas se desenvolvendo entre o norte e leste gaúcho. Nas demais regiões, céu parcialmente encoberto ao longo do dia e condição de tempo abafado.

Na serra gaúcha, o sol aparece entre nuvens com pancadas de chuva localizadas e potencial para raios. À noite, o risco de chuva diminui.

Foto: Getty Images