Manhã fria, chuva e sol: Lavouras de arroz apresentam bom desenvolvimento inicial no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O plantio do arroz foi praticamente concluído no Rio Grande do Sul. A semeadura foi efetuada em ótimas janelas de plantio. De forma geral, com as chuvas observadas e a radiação solar adequada as lavouras apresentam desenvolvimento das plantas satisfatório na fase inicial do ciclo.

Porém, as temperaturas mínimas, abaixo da média histórica para dezembro, ainda geram preocupação entre os orizicultores, principalmente diante da proximidade do período reprodutivo, alerta a Emater/Ascar-RS. As temperaturas mais baixas podem tanto impactar os processos fisiológicos (diferenciação das panículas) quanto comprometer o número de grãos por espiga, elementos fundamentais para o rendimento final da cultura.

Foto: Getty Images

Os produtores estão realizando os tratos culturais necessários, como a irrigação adequada para a manutenção da lâmina de inundação, a aplicação de adubação de cobertura para suprir a demanda nutricional, especialmente em relação ao nitrogênio, e a aplicação de herbicidas seletivos para controle de plantas daninhas, preparando as lavouras para o início do período reprodutivo.

O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta área de 948.356 hectares cultivados. A Emater/RS-Ascar estima produtividade de 8.478 kg/ha.

Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul

No interior da Região Sul, os maiores períodos de tempo seco irão favorecer os tratos culturais nas lavouras. Porém, algumas áreas produtoras, principalmente do meio oeste gaúcho devem sentir estresse hídrico, já que o solo nesta localidade está mais seco.

A tendência é da temperatura subir nos próximos dias e as manhãs ficarão menos frias. No último dia do ano de 2024 (31/12), o sol aparece entre algumas variações de nebulosidade durante o dia e faz calor no Rio Grande do Sul. Apesar disso, haverá condições para pancadas localizadas em boa parte do estado, se iniciando a partir do período da tarde. Na região serrana, o sol aparece, mas haverá condições para pancadas de chuva localizadas, com potencial para raios. À noite, o risco de chuva diminui significativamente, mas não se pode descartar alguma chuva rápida localizada.

Na quarta-feira, primeiro dia de 2025, a chuva volta a ganhar força pelo Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade associadas à circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera favorecem para as pancadas de chuva em todas as áreas agrícolas. No período da tarde há risco de chuva forte com trovoadas em áreas da campanha, centro, vales e norte do estado. As temperaturas vão seguir elevadas em todo o estado.