Clima adverso na época da floração diminui produtividade das oliveiras

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, a cultura da oliva está em fase de desenvolvimento dos frutos, e são realizados tratamentos fitossanitários. Neste período do Verão, as oliveiras necessitam de temperatura entre 25ºC e 35ºC para a maturação dos frutos. Porém, o que se observa nos campos é que a carga de frutos está reduzida devido à alta umidade e às chuvas ocorridas na época de floração.

O plantio de mudas no Rio Grande do Sul ocorre de setembro a novembro, e sua necessidade de água é entre 650 a 800 milímetros de chuva, por ano sendo que no período da floração ao longo da Primavera é preferível menos chuva.

Foto: Getty Images

Assim como na safra anterior, no município gaúcho de Piratini não se justificou a colheita em função do custo elevado. A perspectiva é extremamente negativa na atual, informa o boletim da Emater/Ascar-RS.

A produção de olivas é muito conhecida pela fabricação de azeite e a azeitona.

Pêssego

Em solo gaúcho, a colheita do pêssego está na reta final. De acordo com os técnicos da Emater/Ascar-RS restam pequenas áreas das cultivares tardias, como a Eldorado, uma das mais expressivas na região. A produtividade apresenta grandes variações.

O estado fitossanitário dos pomares está ruim devido às condições climáticas ocorridas, que favoreceram a elevada pressão de pragas, como moscadas-frutas e de doenças, como a podridão-parda.