Calorão acentua déficit hídrico nas lavouras de milho 2ª safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O segundo final de semana d emarço será marcado pelo tempo seco e altas temperaturas sobre áreas produtoras entre o interior da Região Sul e Sudeste, nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás e no interior do Nordeste. As condições irão favorecer as atividades de colheita do milho primeira safra, mas por outro lado, aumenta os problemas relacionados a deficiência hídrica nas lavouras de milho segunda safra, que também devem ser fortemente impactadas por excesso de calor, especialmente entre Paraná, interior do Sudeste, Mato Grosso do Sul e Goiás.

milho
Foto: arquivo istock – Calorão acentua déficit hídrico no milho segunda safra

Onde vai chover?

De acordo com a meteorologista da Climatempo, Nadiara Pereira, as chuvas continuam garantindo manutenção de umidade de uma forma mais generalizada nas áreas entre Mato Grosso e Norte do país. (áreas do mapa na cor laranja, vermelho e marron).

“O padrão de distribuição das chuvas volta a mudar somente depois do dia 10 de março, quando as chuvas devem voltar a se espalhar pelo centro-sul do Brasil de forma moderada e devem favorecer o aumento de umidade e aliviar o calorão nas áreas produtoras de milho segunda safra entre Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul”, prevê a meteorologista.

Mapa com tendência de acumulado de chuva – período entre 05 e 12 de março de 2025 –

Fonte Climatempo