Estiagem reduz em 3,5% a produtividade do milho no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Rio Grande do Sul, a colheita do milho atingiu 74% da área. Por causa da estiagem, a produtividade foi reestimada para 6.866 kg/ha, o que representa redução de 3,5% em relação à estimativa inicial de 7.116 kg/ha, de acordo com a Emater/Ascar-RS.

As lavouras em fase de maturação correspondem a 11%, e o potencial produtivo está inferior ao das áreas semeadas no início do período recomendado. As lavouras semeadas tardiamente, que totalizam 15% da área cultivada, ainda dependem das condições climáticas. As chuvas mais recorrentes em fevereiro e início de março favoreceram o desenvolvimento, o vigor vegetativo e o potencial produtivo. Porém, a continuidade do desempenho está condicionada à ocorrência de chuvas regulares, uma vez que parte dessas lavouras se encontra na fase de enchimento de grãos (8%), e que áreas implantadas em janeiro estão em estágios críticos, como pendoamento e embonecamento (4%), altamente sensíveis ao déficit hídrico.

Previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul

Na quarta-feira (26/03), a atuação de uma área de baixa pressão sobre o interior do continente e a circulação de ventos úmidos deve manter a atuação de instabilidades sobre o norte do Rio Grande do Sul. No período da manhã o sol aparece entre nuvens. A partir da tarde, há condições para pancadas de chuva moderada a pontualmente forte entre as regiões Noroeste, Norte, Serra e Litoral Norte Gaúcho, com potencial para rajadas de vento e descargas atmosféricas.

Na região serrana, predomínio de sol entre poucas nuvens pela manhã com aumento de nuvens e pancadas a partir do período da tarde. Não são descartados episódios de chuva localmente forte com raios e ventos. 

Na quinta-feira (27/03), as instabilidades se espalham sobre o estado. No período da manhã já podem ocorrer pancadas de chuva em áreas da Fronteira Oeste, com chance de chuva moderada a forte seguida por raios e rajadas de vento. No decorrer do dia, as áreas de chuva começam a ganhar força e se espalhar para as demais áreas do estado. Destaque para a condição de temporais seguidos por fortes ventos e raios na Fronteira Oeste, Missões, Região Central e Noroeste Gaúcho. Não estão descartados episódios de granizo.

Na serra, o dia começa com céu mais encoberto, mas ainda assim o sol deve aparecer entre muitas nuvens. No decorrer das horas, as instabilidades voltam a ganhar força e estimular a ocorrência de pancadas de chuva isoladas em alguns municípios da região.

Foto: Getty Images