Meteorologistas preveem ar frio na virada do mês

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A virada do mês vem trazendo um ar mais frio para o Sul do Brasil. A meteorologista Nadiara Pereira explica que a frente fria vem acompanhada de uma massa de ar polar que irá provocar queda de temperatura na primeira semana de Abril.

“No Paraná, o ar frio ajuda a diminuir o calor e não há risco para frio extremo, mas o Rio Grande do Sul e algumas áreas de Santa Catarina já devem experimentar temperaturas bem baixas”, relata Pereira.    

Chuva prevista para a Região Sul

A meteorologista Patricia Cassoli alerta que entre hoje (27/03) e sexta-feira (28/03), há risco para alguns temporais no Paraná.  Já, para a próxima semana, a previsão da Climatempo indica a passagem de frentes frias pelo Sul que devem contribuir para ocorrência de chuva no estado. A previsão de volume de precipitação indica valores entre 50/70mm até o dia 05 de abril, prevê a meteorologista.

O meio oeste do Paraná também deve receber chuva com a passagem deste sistema que deve contribuir para aumentar a umidade do solo e trazer um alívio para o calorão. A região de Cascavel, Toledo estarão na rota da chuva. “Onde ainda deve ficar mais seco, em termos de solo, é o noroeste do Paraná”, explica Cassoli.

Chuva no Rio Grande do Sul pode colaborar com a safra de soja

A chuva prevista para as próximas 48 horas no Rio Grande do Sul poderá colaborar para diminuir o impacto da seca na produtividade da soja no estado. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nesta sexta-feira (28/03), a passagem de uma frente fria sobre a costa do Brasil e o fluxo de calor e umidade direcionados da região norte do país devem reforçar as instabilidades no Rio Grande do Sul. Ainda na parte da manhã, alguns núcleos de chuva podem começar a se desenvolver sobre áreas do interior gaúcho. No decorrer das horas, as instabilidades ganham força e se espalham por todo o estado, com destaque para a condição de chuva forte e até mesmo temporais entre a metade norte e litoral gaúcho. Risco para episódios de granizo.

Em Porto Alegre/RS, o período da manhã já pode contar com a ocorrência de chuva isolada em alguns pontos da cidade. No decorrer das horas, o tempo continua abafado, e as instabilidades voltam a ganhar força e condicionar a ocorrência de pancadas de chuva com raios. 

Na região de serra o sol aparece na parte da manhã e no decorrer do dia, algumas instabilidades associadas à passagem de uma frente fria ajudam a formar nuvens carregadas sobre a região. Segue a condição para pancadas de chuva com raios e ventos localmente fortes.

No sábado, a frente fria avança e as instabilidades devem se concentrar entre o norte gaúcho e sul paranaense. No Rio Grande do Sul, o dia deve apresentar condições de céu parcialmente encoberto, com o sol aparecendo entre nebulosidade variável em boa parte do território gaúcho. A chuva deve vir no período da tarde, em formato de pancadas para toda área mais ao norte, que percorre Noroeste, Norte e Serra Gaúcha, que fica com condições para chuva fraca e/ou chuvisco. Na serra gaúcha, sábado de céu parcialmente encoberto na parte da manhã em cidades da região serrana. No decorrer da tarde, a entrada de umidade pode contribuir para a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, com potencial para raios. Apesar disso, a chuva segue mais irregular e mal distribuída.

mapa com tendência de chuva – período de 27 a 31 de março – Fonte: Climatempo