Último fim de semana de março com risco de temporais no MS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No sábado (29/03), o calor e a umidade e a circulação de ventos em altos níveis da atmosfera favorecem as condições de chuva na Região Centro Oeste. Destaque para a previsão de chuva forte e até mesmo condição para temporais localizados no centro e sul de Mato Grosso do Sul.

No domingo (30/03), o calor e umidade continuam condicionando a formação de instabilidades em Mato Grosso do Sul com condição de chuva forte no norte do estado. Na segunda (31/03), com o avanço de uma frente fria ocorrem pancadas de chuva expressivas no Mato Grosso do Sul.

Semeadura do milho avança no MS

Em Mato Grosso do Sul, a semeadura do milho para a 2ª safra atingiu aproximadamente 83,3% da área estimada. A estimativa aponta que a 2ª safra será 0,1% superior em comparação ao ciclo anterior (2023/2024), com uma área cultivada de 2,103 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 80,8 sacas por hectare, alinhada ao potencial produtivo observado nas últimas cinco safras do estado.

Com base nesses números, a expectativa é de uma produção total de 10,199 milhões de toneladas, o que representa um crescimento significativo de 20,6% em relação ao ciclo anterior. A porcentagem de área plantada na 2ª safra 2024/2025, encontra-se superior em 0,6 pontos percentuais em relação à 2ª safra 2023/2024, para a data de 21 de março.

Plantio do milho
Foto: Getty Images – semeadura do milho avança em MS

Mato Grosso do Sul enfrentou condições climáticas adversas

De acordo com as estimativas do Rally da Safra, Mato Grosso do Sul, foi um dos grandes prejudicados pelas condições climáticas adversas a partir de meados de dezembro. As chuvas irregulares e o clima quente se estenderam até o mês de março, levando à nova revisão negativa da sua produtividade, agora em 37,5 sacas por hectare.

Ainda de acordo com os dados do Rally da safra, no Mato Grosso do Sul, o Norte do estado – que representa um terço da área plantada – deve alcançar ótimas produtividades e compensar parte das perdas da região Sul, contribuindo para que a produtividade média do estado alcance 51,1 sacas por hectare.