Chuva favorece desenvolvimento do algodão em campo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Mato Grosso, as chuvas foram favoráveis. O algodão segue em desenvolvimento e algumas áreas já entraram na fase de floração. No sul de Mato Grosso do Sul, chuvas pontuais beneficiaram as lavouras mais adiantadas, que estão na fase de formação das maçãs. No norte do estado, o clima tem se mantido favorável, com as lavouras implantadas em dezembro, em sua maioria, na fase de florescimento e com bom potencial produtivo.

Em Goiás, as lavouras que anteriormente apresentavam sintomas de deficiência hídrica demonstraram recuperação, favorecidas pelo retorno das chuvas. Atualmente, a maior parte das áreas se encontra na fase de formação das maçãs, com desenvolvimento adequado, devido às condições climáticas favoráveis.

Nordeste

Na Bahia, as condições climáticas são favoráveis às lavouras, que, em sua maioria, estão na fase de formação das maçãs. As expectativas são positivas em relação à produtividade.

No Maranhão, região dos Gerais de Balsas, no sul do estado, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, favorecidas pelas condições climáticas. As lavouras de primeira safra estão na fase de floração e início da formação das maçãs, enquanto as lavouras de segunda safra se encontram em desenvolvimento vegetativo, com presença de botões florais e início da floração.

No Piauí, a cultura encontra-se em boas condições na maior parte das áreas. No entanto, algumas regiões já apresentam perdas de produtividade devido ao déficit hídrico. A maior parte das lavouras está na fase de formação das maçãs.

Algodão
Foto: Klebyster Rios – lavoura de algodão em MT

Norte

No Pará, as lavouras de algodão apresentam bom desenvolvimento e já se aproximam do período reprodutivo. O clima tem se mantido equilibrado e favorável, o que contribui para o crescimento saudável das plantas.

Sudeste

Em Minas Gerais, as lavouras estão na fase de floração, mas apresentam perdas do potencial produtivo em decorrência da falta de chuvas e das altas temperaturas que impactaram negativamente o desenvolvimento da cultura.

Previsão do tempo para o Brasil nos próximos dias

Nesta semana, o avanço de uma frente fria pelo centro-sul do país vai espalhar chuvas sobre importantes áreas produtoras. Nesta terça-feira (01/04), há condições para chuva de até forte intensidade que podem atingir áreas do interior da Região Sul e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a meteorologista Nadiara Pereira, a partir da metade da semana, uma frente fria deve avançar pela costa entre o Sul e o Sudeste espalhando chuvas mais generalizadas e com volumes moderados sobre as principais áreas produtoras entre o Paraná, Sudeste e Centro-Oeste. As chuvas além de trazerem um grande alívio para o tempo seco, beneficiando o desenvolvimento das lavouras que vinham sendo afetadas pelo estresse hídrico, também devem trazer um alívio para o calorão.

Na segunda metade da semana o avanço de uma massa de ar de origem polar, que acompanha a passagem da frente fria, deve provocar queda na temperatura, mas por enquanto não há previsão de frio extremo.