Monitoramento climático é importante para mitigar estresse da planta

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O setor de hortifrutícola do Brasil tem a responsabilidade de cuidar do que chega a mesa da população, buscando oferecer qualidade e quantidade suficiente para abastecer as famílias do Oiapoque ao Chuí. Mas, o que muita gente não sabe é que no campo antes, durante e depois o clima tem um papel fundamental na produção de alimentos.

Para que as plantas consigam superar condições adversas e extremas de clima durante seu desenvolvimento, como a falta de água ou as elevadas temperaturas é necessário o uso de biofertilizantes que são produtos feitos com substâncias naturais que atuam no metabolismo das plantas, ajudando-as a cumprir, com maior facilidade, seus processos produtivos. Eles ajudam a melhorar o sistema radicular, o crescimento vegetativo, a floração e o pegamento dos frutos, além de contribuir para o enchimento dos frutos e dos grãos.

Foto: Getty Images

O clima interfere na dinâmica da fisiologia da planta que tem uma capacidade de autoregulação, porém com uma demanda maior de energia. Entenda como acontece essa interferência e como a nutrição é uma aliada no processo:

O manejo nutricional ajuda a prever as perdas e antecipar uma possibilidade por estresse.

Veja a dica do Adelino Thomazini para nutrição das plantas:

Veja também: Mercado de fertilizantes e biológicos será de 50 bilhões de reais em 2030

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar